MORRO DO CHAPÉU: DESCASO NA EDUCAÇÃO, ESCOLA SOFRE POR FALTA DE SEGURANÇA

violência escola

Professores, alunos e demais profissionais da Escola Municipal Santo Antônio – Povoado de Brejões, Morro do Chapéu,  no dia 29 de julho,vivenciaram cenas de violência física entre alunos, agressões e depredação do patrimônio público-escolar, colocando em risco a integridade de todos que estavam no espaço escolar.

Foi necessário solicitar o apoio da Polícia Militar de Várzea Nova no local. Os professores fizeram um documento, juntamente com um abaixo-assinado com participação de pais, alunos e da comunidade em geral, cobrando do poder público que se tomassem as providências necessárias para garantir a segurança de todos envolvidos com a educação daquela comunidade. Os documentos foram entregues em diversos órgãos, no dia 30 de julho: Ministério Público, Conselho Tutelar (visto que os alunos envolvidos são menores de idade), Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal e registrou-se ainda um Boletim de Ocorrência.

No mesmo dia foi protocolado um ofício junto à Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal solicitando uma reunião com os mesmos para discutir soluções para os problemas apresentados. Além de não aceitarem se reunir com os professores, até o momento nenhuma solução foi apresentada e a omissão do poder público só piora a situação.

Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que o espaço da escola sofre por falta de segurança, já faz algum tempo que os profissionais em educação solicitam da Secretaria de Educação providências relacionadas à facilidade de acesso à escola, pois a mesma não dispõe sequer de um porteiro ou profissional para coibir a entrada de estranhos naquele espaço, controlar a saída de alunos assim como a proteção do patrimônio e dos servidores ali lotados.

O que se pede são apenas as garantias mínimas para que os profissionais e alunos possam trabalhar com segurança no ambiente escolar. Com a palavra a Secretaria de Educação de Morro do Chapéu e os órgãos responsáveis pela segurança e pelo zelo dos profissionais, alunos e demais envolvidos no processo educacional.

APLB-SINDICATO – Delegacia de Morro do Chapéu

fotos escola agressão 034  fotos escola agressão 026