APLB-Sindicato repudia ataque de adolescente à diretora e ao porteiro do Colégio Estadual Horácio de Matos, em Jussiape

APLB-Sindicato repudia ataque de adolescente à diretora e ao porteiro do Colégio Estadual Horácio de Matos, em Jussiape

 Rio de Contas - moção de repúdio (1)  Rio de Contas - moção de repúdio (2)
Facão utilizado pelo adolescente para agredir
Facão utilizado pelo adolescente para agredir – foto site Ilhéus 24 horas
É com pesar que tomamos conhecimento, pela imprensa estadual, da tentativa de violência sofrida por nossa associada e colega de trabalho Verailza Oliveira de Assis, diretora do Colégio Estadual Horácio de Matos, em Jussiape.
Consternados, nós, diretores da APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Rio de Contas, visitamos a escola e a residência da professora e manifestamo-nos contra a tentativa de agressão sofrida por nossa colega. Lembramos ainda que o fato ocorrido é mais um dos casos de violência física, psicológica e verbal que acontece nas escolas e assola a educação brasileira e, em especial, a nossa região. Nesse momento de dor a Delegacia Sindical Rio de Contas entende que é nossa tarefa promover amplo debate sobre o que vem ocorrendo no Brasil, onde atentados como este, estão se tornando frequentes nas escolas.
Repudiamos todas as formas de violência, precisamos unir homens e mulheres na formação da consciência plena sobre o que está ocorrendo no nosso País com os Trabalhadores em Educação. Portanto, devemos reforçar essa e outras lutas da APLB. Ao mesmo tempo expressamos nossa solidariedade à professora e ao porteiro, vítima da agressão. Louvamos a coragem de nosso colega por ter tomado a atitude de defender a professora, a escola e a educação de seu agressor. Exigimos que as autoridades competentes puna o agressor.
Nota da Secretaria da Educação do Estado da Bahia – Caso Colégio Jussiape
Ao Site Os Manguaceiros do Pé Inchado
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lamenta o ocorrido e está tomando as providências necessárias junto ao Núcleo Regional de Educação – NRE 03, em Seabra, para alinhamento com os pais do estudante. O objetivo é adotar procedimentos pedagógicos junto com a escola e a família para normalizar a situação.
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Contato: 71 3115-9026/9025
E-mail: ascom@educacao.ba.gov.br
Livramento, 23 de julho de 2015
APLB-SINDICATO – DELEGACIA SINDICAL RIO DE CONTAS
Entenda o assunto:
Alagoas 24 horas
Correio
Adolescente invade escola com facão e ameaça matar a diretora
Foto Jussi Up Press
Frente do colégio. Foto Jussi Up Press
Um estudante de 15 anos invadiu o Colégio Estadual Horácio de Matos, na cidade de Jussiape, região da Chapada Diamantina, armado com um facão ameaçando matar a diretora da instituição. Ao tentar conter o adolescente, o porteiro da escola, João Evangelista, foi atingido na cabeça e precisou ser levado ao Hospital Municipal de Jussiape.
Segundo informações da Polícia Civil, às 14h de quarta-feira (22), o garoto pulou o muro da escola com o facão dizendo que queria matar a diretora Verailza Oliveira de Assis, que naquele momento não se encontrava no colégio.
Ainda de acordo com a polícia, no dia anterior a diretora havia intimado o adolescente a comparecer na escola acompanhado do pai, por ele estar soltando fogos de artifício no pátio do colégio. Isso teria revoltado o aluno e o motivado a invadir a escola.
A Polícia Militar foi chamada para controlar a situação. Após a apreensão, o garoto foi levado para a delegacia de Rio de Contas, onde foi aberto um procedimento investigatório pelo crime de lesão corporal.
Segundo a polícia, em depoimento, o adolescente disse que não soltou fogos na escola e que a diretora pretendia expulsá-lo injustamente. Verailza registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Jussiape. O CORREIO tentou entrar em contato com o Colégio Estadual Horácio de Matos para obter mais informações, mas ninguém atendeu as ligações.
De acordo com o informações da Polícia Civil, o adolescente já teve passagem pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade de Livramento. A polícia informou ainda que ele foi liberado, mas está aguardando o encaminhamento da Justiça em relação ao caso.
Fonte: Correio24horas
 

Você pode gostar de ler também: