Metade das capitais brasileiras está abaixo da média em acesso à creche e pré-escola; Salvador é a 9ª com maior ingresso
Metade das capitais dos estados brasileiros está abaixo da média nacional de acesso à creche (40% das crianças de 0 a 3 anos atendidas). A maior parte (16 de 26) fica abaixo da média brasileira em outro indicador: acesso à pré-escola para crianças de 4 a 5 anos. No Brasil como um todo, 94% têm acesso ao ensino nesta faixa etária.
Salvador e a 9º capital com maior acesso à creche de 0 a 3 anos (45%) e pré-escola (97%). Ainda assim, mais da metade da população de 0 a 3 anos não encontra vagas nas creches. Em São Paulo, dois a cada três bebês têm acesso à creche. Em Florianópolis e Vitória todas as crianças estão na pré-escola.
A creche é a etapa mais cara da Educação básica. Enquanto uma classe com 30 alunos do ensino fundamental requer 1 professor, são necessários mais profissionais para cuidar adequadamente da mesma quantidade de bebês de 0 a 3 anos.
O fato de metade das capitais não conseguir atingir a média brasileira de acesso à creche para crianças de até 3 anos está relacionado, em parte, ao tamanho da cidade.
A falta de oferta desta etapa da educação tem impacto financeiro direto para os pais das crianças, que às vezes não conseguem conciliar o trabalho com o cuidado dos filhos.
Fonte: Poder 360