Matriz Curricular do Ensino Médio: APLB debate resultado de consulta pública com a SEC
AAPLB-Sindicato se reuniu nesta quinta-feira (21/11), na Secretaria Estadual de Educação (SEC), com a superintendente de Educação Básica, Eliane Ferreira, e professores do Coletivo de Filosofia e Sociologia, para debater o resultado da consulta pública sobre a Matriz Curricular do Ensino Médio, que será implantada em 2025. Representando a APLB estavam a vice coordenadora, Marilene Betros, e a diretora do sindicato, Olívia Mendes.
“A APLB se posicionou dizendo que é preciso haver realmente essa escuta da SEC aos educadores, a fim de encontrar meios para oferecer uma educação de qualidade, sem perdas para alunos e professores. Na ocasião, ouvimos os representantes do Coletivo, que reivindicaram aumento da carga horária para as disciplinas de Filosofia e Sociologia, o que nós concordamos. Foi um momento importante e a APLB seguirá debatendo, para a construção de propostas de melhorias do ensino”, disse Marilene Betros.
Para a APLB, o processo de desenvolvimento da matriz deve se aprofundar. “Há tempos a APLB vem discutindo a questão, realizando, inclusive, plenárias sobre o tema. Essa discussão precisa continuar. Consideramos a consulta pública realizada pela SEC como um avanço e esperamos a construção de um plano curricular que seja realmente efetivo, sem prejuízos no processo de ensino aprendizagem, e que contemple as demandas dos nossos/as trabalhadores/as em Educação”, disse Olívia Mendes.
O resultado da consulta ainda não foi disponibilizado pela SEC para divulgação.