MARÇO MULHER – 20 mulheres que revolucionaram (e ainda revolucionam) a educação

MARÇO MULHER – 20 mulheres que revolucionaram (e ainda revolucionam) a educação

 

O Porvir fez uma seleção de educadoras, históricas e contemporâneas, que têm seus nomes gravados na luta pela igualdade e direitos na educação

Fonte: https://porvir.org/

A educação brasileira é feminina. De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica de 2022, dos 2.315.616 professores em atuação no país, 79,2% são mulheres. Elas também são a maioria nos cargos de gestão: 80,7%. Em sala de aula, a presença também é marcante: elas somam 54% dos estudantes de pós-graduação e 221 mil de mestrado e doutorado.

Ainda há muito a ser feito para alcançar igualdade. De 1930 até agora, o Brasil só teve uma ministra da educação: Esther de Figueiredo Ferraz, durante o governo de João Batista Figueiredo (1979-1985). As professoras ganham, em média, 12% a menos do que os professores. E a maior diferença acontece na educação infantil: homens têm remuneração 25% maior do que as mulheres. 

Neste 8 de março, data surgida para celebrar a luta das mulheres, o Porvir reúne uma lista de educadoras que marcaram (e ainda marcam) a história da educação no Brasil e no mundo. Confira:

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar de ler também: