“Lutamos por um Plano de Carreira que realmente valorize os profissionais de ensino”, diz Rui na COEED 2023

“Lutamos por um Plano de Carreira que realmente valorize os profissionais de ensino”, diz Rui na COEED 2023

A APLB-Sindicato participa hoje (04/12) e amanhã (05/06) da Conferência Estadual de Educação Bahia (COEED 2023), em Salvador. O evento, realizado pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA), com cerca de 2 mil participantes, discute o “Plano Nacional de Educação 2024- 2034: Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na Terra da Liberdade. A COEED compõe a etapa estadual da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (CONAEE 2024), programada para ocorrer entre 28 e 31 de janeiro, em Brasília, Distrito Federal. 

O coordenador geral da APLB, professor Rui Oliveira, participou da mesa de abertura e foi um dos palestrantes do eixo que discutiu a valorização dos profissionais da Educação. O dirigente do terceiro maior sindicato do Brasil em número de filiados/as destacou o posicionamento da APLB no documento que orienta a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) para a próxima década. Entre os principais pontos, estão a defesa de uma política de formação inicial e continuada, do concurso público, cumprimento do piso salarial com progressão de carreira, entre outros. 

“É impossível pensar no desenvolvimento de um estado ou país sem incluir a Educação. Lutamos por um novo Plano de Carreira para a Bahia, que realmente valorize os profissionais de ensino”, disse Rui ao fazer uma retrospectiva dos últimos governos no Brasil e seus impactos no setor educacional.

O coordenador da APLB também destacou a necessidade de uma atenção/investimento maior do governo ao programa que visa a formação dos funcionários de escolas públicas, o Profuncionário. “Todas as pessoas que prestam serviço nas unidades escolares são educadoras. Existem dois projetos no Congresso Nacional para beneficiar estes trabalhadores e a APLB atua para que estas propostas se transformem em lei e sejam colocadas em prática”, afirmou.

Rui Oliveira finalizou dizendo que a luta política é necessária na busca por melhorias do ensino. “Precisamos eleger trabalhadores em Educação para o enfrentamento político na defesa dos direitos da categoria”, pontuou.

Entre os participantes da COEED estão especialistas em Educação e representantes do poder público e da sociedade civil de todos os 417 municípios baianos. O encontro tem o objetivo de aprofundar discussões, elaborar e sugerir propostas para a construção do PNE.

Educação Antirracista

No final da tarde desta segunda, a APLB participou ainda de uma mesa temática que debateu a Educação Antirracista. Na ocasião, a diretora da APLB, Olívia Mendes, destacou as ações da entidade pela aplicabilidade das Leis 10.639 e 11.645, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – para incluir a obrigatoriedade das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

“Temos um projeto que busca o apoio de entidades como a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a UNCME (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) para garantir a implementação destas leis e combater o racismo nas escolas”.

 

Você pode gostar de ler também: