Lançamento da Campanha “Quem ama abraça” em Salvador fará parte dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Lançamento da Campanha “Quem ama abraça” em Salvador fará parte dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

O objetivo é levar as relações de gênero para os debates dentro das escolas estaduais baianas

Acontecerá na próxima quinta-feira (26), a partir das 08h30, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, em Salvador, o lançamento da Campanha “Quem Ama Abraça – Fazendo Escola” no Estado da Bahia. O evento é uma das ações programadas para a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA).

A Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, o Superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretária da Educação do Estado da Bahia, o Professor Eliezer Santos da Silva, e a Deputada Estadual e Presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher, Fabíola Mansur, marcarão presença.

No evento, haverá uma palestra da coordenadora executiva da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Schuma Schumaher, sobre a importância da inclusão das instituições de educação no enfrentamento à violência contra meninas e mulheres.

O objetivo da campanha “Quem Ama Abraça – Fazendo Escola” é promover uma inclusão dos temas de relações de gênero e de enfrentamento à violência contra as mulheres na educação de alunos do ensino fundamental de escolas públicas estaduais.

A metodologia é que a temática seja introduzida na sala de aula através de um gibi, para facilitar a abordagem do tema para os alunos. E de um manual direcionado aos professores, que reunirá textos sobre gênero, violência e o ambiente escolar; as múltiplas formas de violência contra a mulher; os indicadores econômicos, raciais e de deficiências que intensificam a violência; a Lei Maria da Penha e a rede de proteção à mulher em situação de violência, dentre outros temas que os qualificarão para o ensino sobre as relações de gênero.

O lançamento é uma realização da SPM-BA, da Secretaria da Educação da Bahia e da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia. Já a campanha, faz parte das ações do Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

16 Dias de Ativismo

Com início no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e fim no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha é uma mobilização mundial, que acontece anualmente. O Poder Público e diversos atores da sociedade civil atuam de forma engajada durante o período, lutando pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.

A primeira edição aconteceu em 1991. Atualmente, mais de 160 países participam do movimento, que tem como objetivo apresentar dados, debater o assunto e lutar pelo fim da violência sofrida por mulheres de todo o mundo.

Na Bahia, a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começou no dia 20 de novembro, já que no Brasil, o início é antecipado para o Dia Nacional da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra.

Será realizada uma série de atividades para fortalecer a campanha na Bahia. A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) realizará ações de diversas vertentes e com diversos públicos no intuito de combater a violência contra as mulheres das mais variadas formas.

Fonte: Ascom da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA)

Você pode gostar de ler também: