JUSTIÇA – É ultrajante à dignidade humana o linchamento e morte do congolês Moïse Kabagambe no Rio de Janeiro! 

JUSTIÇA – É ultrajante à dignidade humana o linchamento e morte do congolês Moïse Kabagambe no Rio de Janeiro! 

 

No último dia 24 de janeiro, o jovem Moïse Kabagambe, nascido no Congo e criado no Rio de Janeiro, de apenas 24 anos de idade, foi brutalmente assassinado no Rio de Janeiro. Seu crime: ser negro e reivindicar ao patrão o pagamento atrasado de 2 diárias de serviços prestados como ajudante de cozinha em quiosque na Barra da Tijuca, bairro nobre da cidade do Rio de Janeiro.

A sociedade brasileira está em um luto interminável com essa bárbara morte, que se iniciou com o jovem acorrentado e, durante longos 15 minutos, espancado até a sua morte. As câmeras de segurança do estabelecimento filmaram tudo e, aos olhos do mundo, deixaram claro nossa falência enquanto sociedade: ensanguentado e já morto no chão, o corpo do jovem negro ficou no mesmo local enquanto os serviços prestados pelo quiosque à beira mar continuaram a funcionar sem nenhuma cerimônia.

A barbárie a que estamos todos/as submetidos/as nos tempos que correm exigem de nós denúncias quase proféticas: chega de matarem as negras e negros desse país! O odioso racismo que esse caso nos traz provoca comoção, indignação e uma fome insaciável por Justiça! Nenhum dos responsáveis ainda estarem presos é estarrecedor e, não podia ser diferente, as educadoras e educadores desse país não se calarão diante de tamanha atrocidade. Exigimos justiça e, ao Poder Público constituído, que cumpra com a Lei nesse país. Racismo é crime! Tortura é crime!

O desafio de uma educação antirracista se coloca cada vez mais como central no Brasil. Não podemos tolerar a leniência com que vem sendo tratado esse caso pelas autoridades. Urge, em primeiro lugar, prender imediatamente os responsáveis já identificados. Da nossa parte, denunciaremos esse caso em todos os espaços nacionais e internacionais a que temos acesso para, assim, não deixar jamais que mais um corpo negro entre para as estatísticas macabras a que nos acostumamos a conviver. Jamais esqueceremos a brutalidade desse caso.

As educadoras e educadores se somam ao movimento da luta por justiça por Kabagambe! Estamos todas e todos irmanados com o povo negro deste país e não sossegaremos até que haja punição exemplar para os racistas que cometeram esse crime brutal!

#JustiçaPorMoïse

Brasília, 01 de fevereiro de 2022
Direção Executiva da CNTE

Você pode gostar de ler também: