JULHO DAS PRETAS – APLB parabeniza Edenice Santana, homenageada na Celebração das Ìyás

JULHO DAS PRETAS – APLB parabeniza Edenice Santana, homenageada na Celebração das Ìyás

 

A Celebração das Ìyás que ocorreu no último domingo (28/07), no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, em Salvador foi uma importante homenagem à luta e resistência das mulheres negras.

O evento festivo ocorreu em alusão ao 25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, a data também é uma homenagem à Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, que viveu no século XVIII, no Vale do Guaporé (MT), e liderou o Quilombo de Quariterê.

 

APLB PRESENTE

A festividade contou com a presença da diretoria da APLB-Sindicato representada pela vice-coordenadora Marilene Betros e pelo diretor Emerson Aleluia, da Diretoria da Promoção da Igualdade Racial.

A Celebração das ÌYÁS prestou homenagem a mulheres negras, latino-americanas e caribenhas.  Sejam elas, ancestrais ou mulheres do nosso tempo, assim como uma das homenageadas, a sindicalista Edenice Santana, do Coletivo de Entidades Negras (CONEN). A APLB-Sindicato parabeniza Edenice por sua luta e representatividade.

Marilene pontuou a importância da homenagem a Edenice e destacou  a sua  luta por justiça social e por um mundo mais justo, principalmente para os desiguais.

“Foi uma honra participar da homenagem a uma grande mulher preta que dedicou sua vida a educação, a seus alunos, bem como a causa de defender a valorização dos profissionais de educação. Edenice Santana merece essa honraria por sua incansável luta e contribuição significativa para a Educação e o movimento sindical de mulheres pretas, inspirando gerações com seu compromisso e dedicação.”,  enfatizou Marilene. 

Para o diretor Emerson, a homenagem foi justa e merecida pois, Edenice tem apresentado importantes resultados na militância à frente da CONEN. “Edenice é uma mulher preta, professora, mãe e avó, sempre sagaz na defesa dos direitos do povo negro e das religiões de matriz africana. Saúdo e presto minhas homenagens, em nome da APLB-Sindicato a partir da pasta de Promoção da Igualdade Racial”, destacou Emerson.

Além do apoio da APLB,  entidades como a Coordenação Nacional de Entidades Negras na Bahia (CONEN) e o Centro Cultural Capoeira Quilombo Obirin Dudu participaram da organização do evento com outras representações que promoveram uma apresentação político-musical neste dia.

Ainda durante o evento que faz parte do Julho das Pretas e celebrou a força e beleza das Ìyás foram realizados shows musicais, intervenções poéticas, telão para homenagens, feira de afro-empreendedorismo, etc.

Você pode gostar de ler também: