JORNADA DE LUTA DO DEFE/BA NO INTERIOR

O Departamento de Funcionários da APLB – DEFE  realizou uma produtiva jornada de trabalho na Regional Norte, que começou no dia 20 de Março  pela cidade de São José do Jacuípe, com a realização do I Seminário dos Funcionários da Educação, na Câmara de Vereadores da cidade, onde tivemos a presença da Professora Josete Gomes de Oliveira, Diretora da Delegacia, Sergio  Dutra, também membro da direção do Núcleo da Delegacia, Graziela Santos da Silva, coordenadora do Núcleo, bem como a participação efetiva de mais de 80 funcionários que discutiram e debateram, principalmente as questões do Profuncionário e do Plano Unificado, propostas tiradas como resolução para ser entregue ao prefeito.

No dia 21, tivemos o I Seminário de Funcionários da cidade de  Ponto Novo, também na   Câmara de Vereadores, comandada pela professora Cátia Sirleide, coordenadora do Núcleo, e da educadora Gislene Carneiro de  Matos, vice-coordenadora, além das presenças da secretária de Educação, Angélica Garcia, do presidente da Câmara de  Vereadores, Fábio Alan Jordão, e da Prof. Josete Gomes, coordenadora da Delegacia. Os temas discutidos foram: Direitos e Deveres dos Funcionários, Profuncionário e Plano Unificado. O evento teve a participação de 120 funcionários.  As resoluções serão entregues ao prefeito em audiência.

No dia 22 de março estivemos presentes no I Encontro de Funcionários da Educação, na cidade de Casa Nova, comandada pela coordenadora do Núcleo, Maria do Carmo da Rocha Braga, “Gatinha”,  além das presenças  de Silvia Castro Silva, Ana da Rocha Braga, professora Josete Gomes de Oliveira, diretora da Delegacia, Professor  Ahilton, diretor Regional, e o educador Sergio Dutra, tesoureiro. Os temas debatidos: Direitos e Deveres, Profuncionário e Plano unificado.

Na tarde do dia 22,   participamos do I Seminário dos Funcionários da cidade de Remanso, onde tivemos a presença maciça de professores junto com os funcionários. Estiveram  presentes ao evento  a Professora Denise, diretora do Núcleo, o Professor Paulo Sergio Costa, membro da diretoria e tesoureiro e Rivanea Duque, Secretária Sindical. Os temas debatidos foram: Precatório, Direitos Deveres, Profuncionario e Plano Unificado.  Nesta assembleia foi aprovado por unanimidade o desconto do imposto sindical, além das outras propostas, que serão entregues ao prefeito e ao secretario de Educação.

No dia 23, participamos do I Encontro de Funcionários da cidade de Sento Sé, com a presença do coordenador Antônio José Muniz da Silva, a tesoureira Ana Paula Costa Rodrigues, também membro da diretoria, o secretário Sindical, Francisco de Souza Reis, o Diretor Regional, professor Ahilton, a suplente da Regional, professora Josete e o educador Sergio Dutra. Neste evento tivemos a presença de 70 funcionários da educação. Foram abordados os seguintes temas: Direito e Deveres, Profuncionário, Plano Unificado e Precatórios do Fundef. No final, todas as propostas foram aprovadas pela categoria e serão encaminhadas ao prefeito. No decorrer do debate, acorreram muitas denúncias sobre o assédio moral que os funcionários sofrem no interior das escolas. Toda esta pauta vai ser entregue ao prefeito.

Importante ressaltar que os palestrantes de todos estes seminários foram os diretores Nivaldino Felix, Coordenador do DEFE, e Edimilson Almeida, Vice Coordenador.

Estas jornadas do DEFE são uma prova evidente de que o Departamento de Funcionário da APLB tem contribuído para o fortalecimento e a organização da entidade, principalmente no interior, em cada município em que chega o DEFE, muitas pessoas espontaneamente de filiam a nossa entidade que a cada dia fica mais representativa e mais confiante em função de nossa luta. AVANTE APLB!

Nivaldino Felix – Coordenador do DEFE e Diretor de Imprensa