JEQUIÉ – DELEGACIA SINDICAL DO SOL/APROMUJE: CARTA ABERTA

Carta Aberta à Imprensa e à População Jequieense

Sindicalistas formalizam denúncia ao MPE

1 (1)
Foto: CTB Jequié /Legenda: Ângela Menezes, Celso Argolo e Venícius Lucena com o documento encaminhado ao MPE.

Na terça-feira (13), a APLB Sindicato-Delegacia do Sol, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – Regional de Jequié, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região (SINSEV) e o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (SIND ACS) formalizaram uma denúncia no Ministério Público Estadual solicitando desse órgão  a apuração e possíveis suspensões das recentes contratações de empresas especializadas em assessorias e consultorias, bem como de empresa para terceirização de mão de obra por parte da Prefeitura do Município de Jequié.

Segundo os sindicalistas, os procedimentos administrativos adotados pelo governo municipal, na forma de contratação de pessoal e assessorias, ferem a legislação e estão em desacordo com as dificuldades financeiras alegadas pela prefeitura durante as recentes campanhas salariais dos servidores efetivos. Os sindicalistas alegam dúvidas sobre um contrato que a Prefeitura Municipal fez com a empresa Terceira Visão Terceirização Ltda no valor de R$ 6.315,019,80, com dispensa de licitação. Nesse contrato, a referida empresa deverá fazer a contratação de mão de obra para atender em diversas secretarias, sobretudo na educação.

Notícias anteriores:

Jequié: professores aprovam acordo na assembleia para acabar a greve

Professores aprova, encaminhamento nesta quinta, 8 de agosto. Foto:  Gicult

Em assembleia realizada na quinta-feira (8) , na Casa da Cultura, os professores da rede municipal de Jequié aprovaram o acordo discutido com a prefeitura, com a garantia da reposição salarial baseada no índice definido para o Piso, em 7,98%, seguindo a tabela de 2012, com os respectivos interníveis, dividido em quatro vezes – a última parte do percentual em janeiro de Jequié de 2014.

Com a reafirmação desta proposta ,- com o esclarecimento das dúvidas, a diretoria da APLB logo após a assembleia, às 16h45, buscou fechar o acordo com o governo. Uma nova assembleia ficou marcada para esta sexta-feira (9), às 15h, no mesmo local, onde a categoria votará o término da greve, se o acordo for assinado pelo governo.

Trabalhadores em Educação de Jequié decidem  continuar a greve

Jequié greve1

Em Assembleia da APLB-Sindicato Delegacia Regional Centro-Oeste, em Jequié, realizada nessa segunda-feira (05), na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro, os trabalhadores em educação decidiram por dar continuidade ao movimento de greve. A categoria aprovou a proposta feita pela Prefeitura de Jequié, que garante a aplicação do índice do Piso (7,97%) dividido em parcelas entre os meses de agosto a janeiro de 2014, sendo que no mês de janeiro o índice será de 2,17%, mas não atende a reconfiguração da tabela do magistério.

A APLB convidou a advogada Drª Divaney do Departamento Jurídico da entidade para tirar dúvidas da categoria. Ela deixou claro que a greve é justa, legal e preenche todos os requisitos e se mostrou disposta a recorrer da justiça, caso seja necessário. A assembleia deliberou que o fim do movimento está condicionado a assinatura de acordo discutido com a prefeitura na última sexta-feira (02), que prevê cláusula pertinente à reconfiguração da Tabela do Magistério, entre outras.

Esse acordo será encaminhado hoje (06) pela APLB-Sindicato Núcleo Jequié ao Executivo Municipal. Caso o governo não assine o documento, uma nova Assembleia com a categoria já ficou agendada para a próxima quinta-feira (8), às 15h, na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro para decidir se a greve avança.

Fonte: Ascom APLB Jequié

Notícias anteriores:

Moções de apoio à greve dos trabalhadores em educação de Jequié

MOÇÃO DE APOIO

MOÇÃO de leigos e leigas do Brasil a Jequié

Notícias anteriores:

Jequié: Sindicato promove mais uma assembleia e mantém a greve

DSC06446

Nessa terça-feira (30), a APLB Sindicato Delegacia de Jequié promoveu  Assembleia Geral com os trabalhadores em Educação para repassar informes sobre o andamento da greve que atualmente afeta a Educação Municipal de Jequié. O encontro, mediado pela diretora da APLB Caroline Moraes, aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de muitos profissionais em Educação.

Dentre os assuntos discutidos na pauta, Caroline fez a leitura da Carta Aberta do Conselho de Leigos e Leigas do Brasil (Organismo ligado à CNBB), destacando sua importância no apoio à greve da Educação, informou como foi a reunião com os vereadores, dia 29 de julho pela manhã e  sobre a reunião com o Executivo Municipal, também dia 29, no período da tarde, logo após abriu a palavra aos professores.

Para a categoria, a proposta que a prefeitura apresentou aplica-se o Piso Salarial apenas no Nível I, porém não aplica o percentual do Piso nos demais Níveis, como também não há a aplicação dos percentuais de interníveis de diferenciação pela formação, previstos no Plano de Carreira da Categoria e ainda o reajuste a partir do nível II, que é de 5,8%.

A categoria rejeitou a proposta, pois entende que essa fere frontalmente o seu Plano de Carreira, como também não respeita a isonomia salarial da classe da educação. Devido a isso foi votado, por unanimidade, na assembleia, a continuidade da greve. A professora Cristiane Brito Costa, reforçou a importância da união dos trabalhadores em educação, “o nosso movimento está avançando, porém a unidade é que vai fazer com que a gente tenha mais credibilidade, juntos somos mais fortes!”, destacou.

Os trabalhadores em educação esperam que na próxima reunião com o Executivo Municipal, as negociações possam avançar ainda mais para que as aulas voltem à normalidade. A categoria se compromete a repor os dias parados desde que as suas propostas sejam atendidas em conformidade com a Lei.

Com informações da ascom – APLB Jequié

DSC06427 DSC06418 DSC06416

Notícias anteriores:

Jequié: greve continua e prefeitura remarca reunião com a APLB-Sindicato

Foi confirmada para segunda-feira (29), uma reunião com a Delegacia da APLB-Sindicato de Jequié para resolver o impasse com relação ao reajuste salarial dos trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino de Jequié. O encontro será na prefeitura, às 15 horas, com a prefeita Tânia Brito, secretários Municipais, a diretoria do Sindicato e professores representantes da base, juntamente com o assessor técnico, Joel Câmara.

Na reunião será definido o posicionamento da prefeitura frente aos dados de folha de despesa com pessoal, que possivelmente ainda não estavam concluídos, mas segundo o secretário de governo Eduardo Barbosa, tudo indica que haverá mudanças.

A presidente da APLB, Caroline Moraes, garantiu que a greve só irá terminar quando houver pelo menos um avanço com relação ao atendimento do pleito da categoria. Enquanto isso, a greve na Educação continua.

Ascom APLB – Jequié