Jequié: falta alimentação na Rede Municipal

JEQUIÉ-BA: ALUNOS DA REDE MUNICIPAL, MAIS UMA VEZ, SEM A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas.

Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Os valores repassados pelo FNDE são calculados da seguinte forma:

Nº de alunos atendidos X Valor per capta X Nº de dias de atendimento = Total de recursos repassados

Valor per capita é a quantia estipulada pelo governo, por aluno, para custear a merenda escolar. Em 2010, o valor repassado pela União a estados e municípios é de R$ 0,30 por dia para cada aluno matriculado em turmas de pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. As creches e as escolas indígenas e quilombolas recebem R$ 0,60. Por fim, as escolas que oferecem ensino integral por meio do programa Mais Educação o valor é de R$ 0,90 por dia.

O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento. O programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Secretaria Federal de Controle Interno (SFCI) e pelo Ministério Público.

O orçamento do programa para 2010 é de R$ 3,1 bilhões, para beneficiar 45,6 milhões de estudantes da educação básica e de jovens e adultos. Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% desse valor – ou seja, R$ 930 milhões – devem ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico das comunidades.

Em Jequié, o Programa atende a 20.562 alunos (creche, pré-escola, fundamental, EJA); 6.247 (alunos do programa Mais Educação); e 786 (Quilombola), perfazendo um total de 27.595 (vinte e sete mil, quinhentos e noventa e cinco) estudantes inseridos no Programa.

Para a execução do Programa, existem duas formas de funcionamento diferentes:

Modelo centralizado, em que os alimentos da merenda são comprados pela prefeitura e distribuídos às escolas; e

Modelo escolarizado, em que a prefeitura repassa o dinheiro da merenda para as escolas ou as creches, que ficam, então, responsáveis pela compra dos alimentos.

O modelo mais comum é o centralizado, mas, no caso das redes estaduais, que possuem escolas espalhadas por todo o estado, a opção pelo modelo escolarizado também é freqüente.

Algumas prefeituras adotam um modelo misto, em que uns produtos (os não perecíveis) são comprados pela prefeitura e outros (os alimentos perecíveis) são comprados pelas escolas.

Contrariando as orientações legais, o Município de Jequié optou pelo ”modelo” da terceirização do Programa, ou seja, repassou a execução do programa para uma empresa, especializada na prestação de serviços de preparo, nutrição, armazenamento, distribuição nos locais de consumo, logística, manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos e utensílios utilizados, com emprego de mão de obra e treinamento do pessoal, bem como o fornecimento de todos os gêneros alimentícios e demais insumos utilizados, destinados ao fornecimento de merenda escolar no Município. Resultado: no exercício, nos meses de setembro (dois dias/ 04 e 06), outubro (um dia/26) e novembro (dois dias/ 29 e 30) o programa da alimentação escolar foi interrompido por cinco vezes, intercalado, pela empresa prestadora de serviço, com justificativa da falta de pagamento por parte do Município.

Tiago Henrique

Jornalista