Itapé – Associação de Professores faz carta à comunidade

API-APLB-Sindicato

API – Associação dos Professores de Itapé – Trav. Joaquim Lisboa nº 02 – Centro – Itapé Ba. CEP: 45.750-000 – CNPJ: 09.219.340/0001-82

Fone: 32482713.

Filiado á FETRAB, CNTE E CUT

CNPJ – 13.658.224/0001-37

Considerada Entidade de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 476 de 08/07/1960 publicada no jornal Oficial de 16/07/1960,

transformada em Delegacia Sindical em 1989.

Itapé, 25 de novembro de 2010.

Carta aberta à comunidade Itapeense

Vimos através desta, expressar nossa total indignação com as atitudes ditatoriais do prefeito de Itapé. No dia 24 de novembro de 2010, nós professores com o intuito de negociar democraticamente o rateio do FUNDEB (garantido por lei) e o cumprimento do Plano de Cargos e Salários, fomos humilhados, insultados e expulsos do seu gabinete, desvalorizando totalmente nossa categoria, não sabendo ele que a educação é a base para uma sociedade melhor.

Desde o mês de abril estamos tentando de todas as formas manter um diálogo amistoso e democrático, o que em contrapartida não houve sequer satisfação nas ausências de várias reuniões marcadas, em que o Executivo e a Procuradoria Jurídica não compareciam, desmarcando ou ausentando-se sem aviso prévio, o que acarretou para a Associação ônus financeiro.

Há quinze dias, o prefeito marcou mais uma reunião, a qual não aconteceu, pois foi desmarcada na véspera. Inconformados com essa situação fomos assim mesmo à prefeitura, na tentativa de sermos recebidos, afinal, queríamos apenas dialogar sobre os nossos direitos garantidos por lei. Fomos recebidos sim, mas com total arrogância e prepotência do prefeito que se esqueceu que foi colocado pelo povo para governar para o povo e agora se acha o dono da cidade de Itapé, pois no vocabulário dele a palavra democracia não existe.

Com total abuso de poder, batendo na mesa com veemência e gritando, proferindo palavras agressivas e ameaçadoras declarou-se, inimigo público dos professores, dizendo até mesmo ter se arrependido de assinar a aprovação do Plano de Cargos e Salários…, sendo que no jornal Diário da Bahia vangloria-se de ter implantado o mesmo. Desta forma encerrou a subentendida reunião sem nos deixar falar coisa alguma, e mandou que nos retirássemos, dando-nos às costas.

Assim sendo, os professores em uma reunião extraordinária optaram por não entrar em greve em respeito aos nossos alunos e aos seus digníssimos pais e responsáveis, pois estamos no final do período letivo e não queremos que os mesmos sejam prejudicados, tendo em vista que eles não têm nada a ver com os desmandos do prefeito que em campanha eleitoral por várias vezes declarou ser amante da educação.

Com total repugnância às atitudes truculentas do prefeito, encerramos esta carta.

Associação dos Professores de Itapé.