Indignação e vergonha! Artigo de João Fernando Gouveia

Indignação e vergonha! Artigo de João Fernando Gouveia

*MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

Em 08.01.2023 em Brasília aconteceu:

(a)GOLPISMO,

(b)TERRORISMO,

(c)VANDALISMO, 

(d)BALBÚRDIA,

(e) TODAS ESTÃO CORRETAS*

E disseram que as universidades brasileiras e os professores produziam BALBÚRDIAS.

Não aceito outra denominação para essa tentativa de golpe, senão a de um atentado coletivo, terrorista, ensaiado e orquestrado contra a democracia e o resultado das urnas com a eleição de Lula, sob o patrocínio de militares desgostosos e civis insubordinados e irresignados.

Tudo isso já estava previsto, e pasmem, anunciado. Só que as autoridades constituídas não levaram a sério tal movimentação, ou foram lenientes.

Quando se trata de conviver com nazifascistas, financiados, aloprados e não sapecados com uma boa sova no devido tempo, desde quando saiu o resultado do segundo turno das eleições presidenciais, ou talvez postos pra fora desses acampamentos golpistas, que se foram amontoando em frente aos quartéis, sob o beneplácito dos comandantes militares, dos olhares complacentes dos prefeitos e governadores onde ocorreram e também da nossa ingenuidade e inépcia, que não visualizamos a ostensiva ameaça, não experimentaríamos tanta destruição e desgaste. Viajamos na maionese, e rimos com os memes desses alucinados. As cenas ao vivo, via Tv ou mídias digitais nos dão o retrato dessa gente: ali não tinha trabalhadores, empregadas domésticas, professores, estudantes ambulantes, pobres, pretos nem periféricos. Se fossem os professores que se aglomerassem e estivessem protestando contra as más condições de trabalho e renda, num único dia seria o evento dissolvido com opressão, fuzis, gás de pimenta, prisão, crueldade, violência e sangue.

É de estarrecer nossa emoção assistir quem nos devia proteger, conduzindo milhares de fascistas e terroristas, como uma manada do gado bozolouco em evidente tentativa de golpe, filmando, conversando, rindo e permitindo a destruição.

Como ficarmos silenciosos sobre essa postura e responsabilidade dos militares?

Será impossível entender que às portas da frente dos quartéis, e talvez, quem sabe, dentro não haveria covardia, leniência, ignorância e conivência?

E do governo do DF e da PM de Brasília o que esperar?

Ensaiaram no dia da diplomação do Lula e com a conivência e inação do governo e da PM do Distrito Federal, esses bolsonaristas, levaram a efeito seus planos golpistas e terroristas, hoje 08.01.23, uma semana após aquela festa linda da democracia com a posse do presidente Lula. Onde o povo que ali não estava hoje, entregou-lhe a faixa presidencial.

Exigimos a regularização dessa anomalia, o ressarcimento dos prejuizos materiais ao patrimônio público, a punição dos responsáveis com a manifesta prisão dos financiadores e executores.

Agora imaginem a tragédia nacional se esses covardes intentassem tal ação terrorista no dia 1° janeiro de 2023?

Aceitar que criminosos golpistas, extremistas de direita, pregadores da hegemonia supremacista branca, tipo ku klux kan ou inspirada nela, possam governar o país, ou possam se resignar ou se conformar com vitória e posse de Lula, sem ações ilegais, nefastas, devastadoras e violentas é exigir muito dos nossos cérebros.

A incompetência em lidar com esse fato ficou patente, mas não atinge somente a ele, o presidente, mas a DEMOCRACIA a nós os cidadãos e o estado de direito da nação.

Indignação e vergonha, são os sentimentos que nutro desses brasileiros abjetos e irresignados que desconhecem os valores da democracia. Aguardo os rigores da Lei sobre os responsáveis. Todos eles.

João Fernando Gouveia, o autor é biólogo professor e poeta baiano

Você pode gostar de ler também: