III Movimento Pedagógico latino-americano, na Costa Rica defende a inclusão de políticas de gênero na agenda sindical

III Movimento Pedagógico latino-americano, na Costa Rica defende a inclusão de políticas de gênero na agenda sindical

Costa1

O coordenador-geral da APLB-Sindicato, professor Rui Oliveira participa do III Encontro Pedagógico Latino-Americano, em San José, na Costa Rica. O Encontro teve início no último dia 30 e segue até 6 de dezembro, com o tema “Rumo a um Movimento Educacional Latino-Americano”. O Encontro reúne educadores de toda a América Latina e vai avaliar o progresso que tem sido feito no processo de estabelecimento do Movimento Pedagógico América Latina em cada um dos países.

Maior participação das mulheres na liderança interna dos sindicatos e na promoção das políticas de gênero na agenda sindical: essas são as principais contribuições feitas pela Rede de Trabalhadoras da Educação da Internacional de Educação, ao longo de seus 10 anos de existência, segundo uma pesquisa apresentada na terça feira (1/12) no Encontro Regional da Rede, em San Jose, na Costa Rica.

A agenda foi dedicada a informar e debater com os participantes do encontro os resultados preliminares de duas pesquisas encomendadas pela Internacional da Educação para América Latina – IEAL para avaliar o trabalho da Rede desde 2005, quando foi criada, assim como nortear o trabalho para o próximo período.

O primeiro dia do evento, contou com a presença da ministra do Estatuto da Mulher, Alejandra Mora, que falou sobre os direitos das mulheres no país.  As palestrantes, Sylvia Mesa, do Centro de Investigação em Estudos da Mulher, da Universidade da Costa Rica e Ciska Raventós, investigadora da Universidade da Costa Rica, apresentaram o debate sobre o tema “Os direitos da Mulher e a participação na Política”. Á tarde, o debate foi em torno do assunto “Políticas de Gênero e o Movimento Sindical da América Central”.

Movimento Pedagógico – Nos dias 2 a 4, cerca de 500 delegados das entidades filiadas participam do III Encontro rumo ao Movimento Pedagógico Latino Americano da IEAL, com a participação de educadores e pesquisadores de renome. A delegação brasileira está representada por mais de 100 trabalhadoras e trabalhadores da educação de dezesseis entidades afiliadas à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Costa5 Costa3 Costa2 Costa4

Você pode gostar de ler também: