GRANDIOSIDADE DA APLB-SINDICATO

Encontro de Funcionários - Camamu - Nivaldino - 28-05-16 VI

Pelo o que nós sabemos da realidade do mundo sindical na Bahia e no Brasil, podemos afirmar que a entidade que mais mobilizou  a sua base social foi a APLB-Sindicato, tanto as redes municipais  como na rede estadual.

A APLB é tão grandiosa que mesmo diante de um regime militar brutal que se instalou em nosso país participou de todos os momentos de luta com os setores democráticos que fizeram a resistência à ditadura militar. A entidade fez greve em todos os governos que se instalaram na Bahia nos governos de ACM. Mesmo na época da ditadura, a APLB fez mais de 12 greves. E nos governos de João Durval  5 greves, de Waldir Pires e Nilo Coelho 5 greves, no de Paulo Souto 4 greves, e nos de Wagner  5 greves sendo que a última foi de 115 dias. E a greve no Governo Rui Costa vai se dar se ele não cumprir o acordo que fez com a APLB, da promoção.

Portanto, nossa entidade dá uma prova inequívoca de que é  uma entidade que pratica o bom combate contra os patrões. que em nosso caso são os gestores dos municípios  e do  Estado, claro que os críticos ácidos não reconhecem nada disso já que o objetivo é criticar por criticar. Não estamos nos eximindo de possíveis erros, que são inerentes principalmente para quem comanda uma entidade com mais de 80 mil sócios, mas temos plena certeza de que acertamos mais do erramos. Senão esta entidade já tinha sucumbido.

As memoráveis batalhas travadas contra a exploração dos trabalhadores em educação esta registrada em sua história, história essa que ninguém pode acabar ou negar, por que foi feita com muito sacrifício por  todos aqueles que passaram e comandaram esta entidade  ao longo desse tempo.

No interior, nossos núcleos  e delegacias mobilizam os trabalhadores em educação o ano todo, o que resulta em  muitas  greves em defesa dos interesses dos profissionais da educação, tanto faz professores como  os funcionários, nessas batalhas no interior muitas vezes são ameaçados de morte por prefeitos truculentos, mas a coragem é a combatividade das nossas guerreiras no interior não se deixa intimidar, rompendo o medo e muitas vezes conquista excelentes vitórias junto com a categoria.

Muitos não sabem que a APLB-Sindicato está implantada nos 417 municípios da Bahia, é a maior entidade do Norte e Nordeste e uma das maiores do Brasil, é uma força política paralela, a única que pode enfrentar qualquer governo, vimos isto na memorável greve de 115 dias, dos 417 municípios a rede Estadual parou em 390, o que demonstra o poder que tem nossa entidade. Naquele período aonde o Wagner ia era vaiado nas cidades do interior. Vejam as mobilizações mais recentes, no total foram 33, aqui vamos pontuar algumas:

Mobilização para votação do Plano Estadual da Educação; participação na caminhada em direção a TV Bahia contra o golpe, participação 1º de maio na Barra, mobilização em defesa da educação publica, recuperação da gratificação de periferia dos professores que tinha sido atingido pela retirada, foram muitas reuniões no subúrbio, participamos de diversos atos contra o golpe, fizemos manifestação na Praça da Piedade pela a retirada da PL257/16, participamos da caminhada pela democracia, participamos em Brasília do dia Nacional d mobilização com mais de 200 pessoas em Brasília, greve nacional 15, 16,17, participamos da caminhada do dia internacional  da mulher, fizemos dois conselhos da para definir o plano de luta da entidade, mobilizamos e fizemos um ato na Praça da Piedade. Ajudamos a implantar em 110 municípios do Estado o curso do Profuncionário para os não docentes curso este do Ministério da Educação, recentemente realizamos com mais de 400 dirigentes Estadual o 1º Seminário Informativo de Comunicação o que foi um sucesso, conseguimos recentemente a reclassificação que significa devolução de dinheiro para os aposentados.

Acho e é correto que em todo instituição democrática tenha oposição, o que é bom para quem dirige, mas não aceitamos oposição que queira destruir a entidade, sem levar em conta o que esta entidade representa para a história do movimento dos trabalhadores em educação.

Nivaldino Felix

Diretor de Imprensa da APLB

Membro do Conselho de Entidades da CNTE

Coordenador do Departamento de Funcionário da APLB-Sindicato (DEFE)