Governo da Bahia cria Comitê de Segurança nas Escolas com participação da APLB
O governo da Bahia criou o Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (CISE). O decreto que cria o grupo foi publicado na edição deste sábado (15) do Diário Oficial do Estado (DOE) e já está em vigor. A APLB-Sindicato está entre as organizações que integram a iniciativa tomada o objetivo de favorecer a atuação colaborativa para a construção de ambientes educacionais isentos de ameaças a estudantes, professores, dirigentes e famílias, além de propor de medidas visando a paz e ordem social nestes locais.
O decreto estabelece ainda que “o CISE poderá convidar para suas reuniões ou em qualquer fase que se encontrarem em seus trabalhos, representantes de outros órgãos ou entidades, com o intuito de contribuir com o efetivo desenvolvimento de suas atividades”. O comitê poderá solicitar planos de ação a serem elaborados e implementados pelos órgãos e instituições com representação no grupo, em suas respectivas áreas de atuação, cujo cumprimento e avaliação de resultados serão por ele acompanhados.
“Após os recentes ataques em escolas da Bahia e do Brasil, a APLB visitou e realizou reuniões com educadores de diversas unidades escolares, entre elas, o Colégio Estadual Pedro Paulo Marques, no bairro de São Cristóvão, Colégio Luís Viana, em Brotas, Colégio Teixeira de Freitas, em Nazaré, Colégio Barros Barreto, em Paripe e discutimos a questão com o governo, com o objetivo de fazer um diagnóstico da situação e desenvolver ações de enfrentamento”, disse Rui Oliveira, coordenador geral da APLB.