Funcionários de Serrolândia na luta pelo Plano Unificado

Funcionários de Serrolândia na luta pelo Plano Unificado

    

1º Seminário dos Funcionários da Educação na cidade de Serrolândia

Foi realizado no dia 23 de agosto, o 1º Seminário dos Funcionários da Educação de Serrolândia. O evento, realizado na Câmara de Vereadores da cidade, contou com a presença de 70 pessoas. Pela manhã, a APLB-Sindicato teve uma audiência com o prefeito José Gonçalves, na qual, além dos representantes da diretoria executiva, Nivaldino Félix e Edimilson Almeida, estavam presentes também a diretora da delegacia regional da APLB, professora Maria da Glória Santos Nascimento; a coordenadora do Núcleo da APLB no município, professora Janete Santos de Souza; os  assessores  do prefeito Sirlano Camilo e Dulcelene Alves da Silva;  a secretária de Educação,  professora Lídia Helena Sampaio, e o representante do Conselho Municipal de Educação, Givaldo Gomes.

Às 19 horas, houve a abertura do evento, com os convidados destacando a importância do seminário. Em seguida, a professora Janete  Santos de Souza fez uma explanação sobre as necessidades objetivas dos trabalhadores da educação, tendo como foco  o Plano de Cargos e Carreira Unificado dos Trabalhadores da Educação.

Na condição de palestrantes, Nivaldino Felix, coordenador do DEFE (Departamento de Funcionários da Educação) e diretor de imprensa da APLB-Sindicato, e Edimilson Almeida, vice-coordenador do DEFE e membro do Conselho Fiscal da APLB, abordaram três temas: Plano Único dos Trabalhadores em Educação, Profuncionário e Direitos e Deveres dos Funcionários.

Constatamos que a situação dos funcionários de Serrolândia não é diferente de outros municípios, no que se refere à necessidade de mais informações em relação aos seus direitos. Durante a explanação sobre o curso técnico pedagógico do Profuncionário, vimos que muitos dos trabalhadores presentes nunca tinham ouvido falar desse curso. Destacamos também  a importância de planos de carreira para a vida dos trabalhadores,  uma vez  que mais de 60% dos  municípios baianos não tem esta legislação, o que faz  com que os trabalhadores não tenham  ascensão na carreira: entram ganhando salário mínimo e se  aposentam com o mesmo salário.

Outro ponto abordado foi a questão da visibilidade e invisibilidade dos funcionários. Visibilidade é quando os funcionários também passam a ser  protagonistas do processo educativo; quando estes funcionários  adquirem  a consciência crítica, aprendem que seus direitos estão na legislação, assim como seus deveres,  quando os  funcionários entendem que o sindicato é seu maior instrumento de luta. A invisibilidade é quando os funcionários continuam estáticos, completamente alienados, achando que são inferiores aos demais segmentos da educação.

Parabenizamos a diretoria do Núcleo de Serrolândia, na figura da professora guerreira  Janete Santos de Souza, que organizou de forma brilhante o 1º Seminário dos Funcionários da Educação da cidade, tendo como pauta principal o Plano de Cargos e Carreira dos Trabalhadores em Educação, que indubitavelmente vai ser uma grande  vitória dos funcionários.

Nivaldino Felix – Diretor de Imprensa da APLB-Sindicato e coordenador do DEFE-Ba

Você pode gostar de ler também: