FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO: SOMOS PARTE DE QUEM FAZ A DIFERENÇA

O Departamento de  Funcionários da Educação  se reuniu nesta terça-feira, 7 de agosto, no auditório  da APLB-Sindicato, em Salvador, para discutir o cenário político brasileiro, principalmente no que tange à educação, tendo como foco  os trabalhadores em educação. Também discutimos o futuro, avaliamos o Profuncionário como um programa de cunho técnico pedagógico, avaliamos a importância dos planos unificados como uma necessidade para elevação da autoestima dos companheiros e companheiras que muitas vezes são maltratados e humilhados por gestores preconceituosos e pedantes.

Vimos nessa reunião a força que tem o segmento dos trabalhadores em educação, podemos dizer que os companheiros e companheiras são também protagonistas do processo educativo no ambiente escolar. Com sua força e abnegação, são responsáveis pelo  funcionamento  dos estabelecimentos de ensino. O grave é que não há o reconhecimento por parte dos governos. Essas  pessoas que trabalham nas escolas com atribuições administrativas e funções  de  infraestrutura, também são pilares de sustentação para o funcionamento da escola.

Também discutimos  a realização do Encontro de Funcionários, que inicialmente seria na cidade de Porto Seguro, e que por razão política e financeira transferimos para a cidade de Feira de Santana. O encontro está previsto para os dias 21 e 22 de setembro deste ano.

Participaram da reunião representantes das seguintes cidades: Jequiriçá, representada por Daniele Reis de Jesus e Gislene Carneiro de Matos; representando a cidade de Ponto Novo, Sergio Dutra dos Santos; Macajuba, Rodrigo Oliveira; Mundo Novo, Dinólia M. Gomes; Ipirá, Ivonete Felix Barbosa; Salvador, Vera Lúcia, Erisdeise Pereira Sena, Jane Mara Ferreira  e Reinaldo da Conceição; Santo Estevão, Rosália Bomfim Santana; Nazaré das Farinhas, Carlos Andrade; Irará, Maria de Jesus e Maria Lúcia da Silva; Ipirá,  Jônatas Santos Costa; Ibirapitanga, Zilma Loreto; Amélia Rodrigues,  Márcia Prado Monteiro  e Luzinete Maria de Jesus; Vera Cruz, Terezinha de Jesus O. da Silva, Celeste Santos Filho, Vera Cruz, Katiane Souza da Silva Gomes.

Todas essas pessoas são integrantes do Departamento Estadual de Funcionários da Educação (DEFE). Todos percebem que a APLB busca tratar todos os segmentos da nossa base social com igualdade,  porque nossa intenção é tornar o sindicato muito mais forte e coeso no caminho de construir  uma unidade inquebrantável.  Esta reunião foi dirigida  por  Nivaldino Felix, coordenador do DEFE, e Edimilson Almeida, vice-coordenador.

Nivaldino Felix – diretor de Imprensa DA APLB-Sindicato