FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO  MOSTRAM  A SUA FORÇA NO 19º ENCONTRO, EM FEIRA DE SANTANA

FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO MOSTRAM A SUA FORÇA NO 19º ENCONTRO, EM FEIRA DE SANTANA

Foi realizado nos dias 21 e 22 de setembro, o 19º Encontro Estadual  de Funcionários da Educação sobre os temas: Respeito, Dignidade, Valorização e Salário Decente. O evento teve a participação de 500 funcionários. No dia 21, pela manhã, antes da abertura, tivemos o debate no grupo com os seguinte temas:  Direitos e Deveres dos Funcionários; Profuncionário no Contexto Atual;  tendo como palestrantes Nivaldino Felix, que falou sobre Direitos e Deveres; Edimilson Almeida, que abordou a questão dos funcionários no contexto atual; e a professora Jaiaci Lopes Fonseca, que falou sobre os problemas da Diversidade. Os debates no grupão transcorreram de forma intensa, com muitas denúncias e repúdio a atitudes de determinados gestores que querem manter os funcionários na lógica da inferioridade no ambiente escolar.

Na tarde do dia 21, tivemos a abertura do Encontro com apresentação cultural, depois foi formada a composição da mesa com a coordenadora em exercício da APLB-Sindicato, Marilene Betros; Aurino Pedreira, ex- presidente da CTB; Nivaldino Felix, diretor de Imprensa da APLB e coordenador do DEFE-Ba; Edimilson Almeida, membro do Conselho Fiscal da APLB e vice-coordenador do DEFE; professor Cristiano Rodrigues, diretor Regional da Delegacia do Sertão; e a professora Marlede Oliveira, diretora da Delegacia do Sertão; e o professor  Rui Oliveira, coordenador licenciado da APLB-Sindicato.

A pauta da tarde foi Conjunturas Nacional, Internacional e Local. Os palestrante foram Pascoal Carneiro, presidente da CTB-BA; Claudemir Nonato Santana, 2º secretário da APLB; e Rui Oliveira, eles falaram sobre os aspectos conjunturais, trouxeram uma avaliação do atual quadro  político eleitoral no Brasil, abordaram temas ligados à educação e mostraram em sua intervenção as perspectivas políticas para o futuro. Foi um debate movido por sentimento de revolta dos funcionários, uma vez que continuam sendo humilhados e submetidos às lógicas da inferioridade. O debate sobre a conjuntura traz para nós reflexões importantes, porque  expõe a realidade e a importância dos problemas que nos afetam. Aqueles que dizem de forma tosca que não gostam de política vegetam nessa sociedade marcada pela desigualdade. Daí que para os funcionários o debate foi importante.

No dia 22, pela manhã, tivemos o debate sobre a URV, tendo como palestrante a professora Marilene Betros, que mostrou que já  há  uma resolução definitiva do pagamento desses valores, e  que por determinação da justiça só vão receber estes valores os associados da APLB. Depois, o professor Noildo Gomes Nascimento falou sobre os precatórios e quem têm  direito a receber, defendendo a ideia de  que todos têm direito a receber, tanto professores quando funcionários, citando vários  exemplos na lei, mostrando que  os funcionários também tem este direito a ser contemplado.

A professora Olivia Mendes e a professora Marilene Betros abordaram nas suas intervenções o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular e suas consequências. Uma questão que nos mostra como vai ser a educação do Brasil no futuro, uma vez que vai alterar de forma significativa o currículo escolar, o que para nós é um retrocesso na educação no Brasil.

Nesse evento os funcionários mostraram a sua força no ambiente escolar, e mostraram por que devem ser respeitados. Estes encontros elevam a autoestima desses companheiros e contribuem para que os funcionários possam entender que as conquistas dependem de sua própria luta, entenderem que também podem ser protagonistas do processo educacional na escola. É nesse momento que a APLB mostra que trata bem ao funcionário assim como o professor, possibilitando a esses trabalhadores terem um novo olhar para o futuro, ajudando-os a sair da invisibilidade.

Resoluções

O 20º Encontro será em Salvador; Precatórios para Todos; O funcionário participará do projeto político pedagógico da escola; Concurso Público; revogação da reforma trabalhista; Elaboração da Carta de Feira; Atualização do Salário Mínimo; Profuncionário para todos.

Nivaldino Felix- Diretor de Imprensa da APLB-Sindicato e coordenador do Departamento de Funcionários (DEFE-Ba)

Fotos: Jorge Carneiro e Getúlio Lefundes