Festa Revivendo os Anos 80, em homenagem ao Dia da Professora e do Professor, nesta sexta-feira

A APLB-Sindicato realiza no próximo dia 15 de outubro a festa Revivendo os Anos 80, em homenagem ao Dia da Professora e do Professor.

A festa começa às 20 horas, no Cerimonial da Vila São José, na Avenida Silveira Martins, em frente ao Hospital Roberto Santos, no Cabula. Haverá sorteios de TV LCD e notebook. E ainda haverá o lançamento do DVD da luta pelo pagamento da URV.

15 DE OUTUBRO: DIA DA PROFESSORA E DO PROFESSOR

Para quebrar o tabu de apenas denominar “dia do professor” e reafirmando a equidade nas relações de gênero, preferimos tratar dessa forma: o Dia da Professora e do Professor, até porque a nossa categoria é hegemonicamente formada por mulheres. Portanto, não tem sentido continuarmos “masculinizando” o nosso dia por entendermos também que a luta das mulheres não está relacionada aos seus interesses imediatos, mas aos interesses do povo, em especial das nossas alunas e nossos alunos.

O Dia do Professor é comemorado oficialmente há 47 anos, de acordo com o Decreto nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, sancionado pelo então presidente da República João Goulart, sendo declarado feriado escolar. Afirmar que nada temos a comemorar nesse dia consideramos ser equivocado e não reconhecer a nossa importância. Por que não ter um dia especial para o educador? É um dia de confraternização, é a reafirmação da mais antiga e mais importante das profissões.

Sem dúvida a educação ainda não é tratada pelo poder público como prioridade, mas é tarefa nossa enquanto educadores lutarmos cotidianamente pela construção de um mundo melhor, pela valorização profissional, pela educação de qualidade e só terá resultado com atitudes, com luta e com unidade de toda a categoria, dos alunos, dos pais. Convém aqui lembrar o nosso grande educador Paulo Freire quando diz:

… “A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.

Assim, a APLB-Sindicato, como faz todos os anos, está oferecendo às professoras e aos professores um bonita festa que acontecerá no dia 15 – 6ª feira, no Vila São José Cerimonial – Cabula -, a partir das 20 horas.

LEMBRETES:

1.      Levar contracheque para apresentar na entrada. Quem for sindicalizado terá o direito de ganhar brindes e concorrer a prêmios.

2.      O local dispõe de estacionamento para 400 carros com manobrista grátis;

Professora Elza Melo