HOMENAGEM A ARISMÁRIO SENA – Ex-Dirigente da APLB e Professor Pode Ter Nome Imortalizado em Escola de Ipirá

HOMENAGEM A ARISMÁRIO SENA – Ex-Dirigente da APLB e Professor Pode Ter Nome Imortalizado em Escola de Ipirá

Tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o Projeto de Lei de nº 25455/2024,  que propõe que a nova Escola em Tempo Integral do Município de Ipirá, seja nomeada ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PROFESSOR ARISMÁRIO SENA FERREIRA.

De acordo com o PL a homenagem se justifica  pela trajetória do professor e ex-dirigente da APLB-Sindicato, Arismário Sena, que veio à óbito em 16 de maio deste ano. A autora do projeto é a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), que discorre sobre a vida do homenageado que “dedicou “mais de 30 anos à docência e à luta estudantil e pela categoria dos professores”.

O professor Arismário foi um  dos fundadores da APLB-Delegacia de Ipirá, Bahia, líder estudantil do Colégio Central, em Salvador, lutou contra a ditadura militar e participou do movimento Diretas Já. A direção da APLB-Sindicato parabeniza a iniciativa e acredita que é uma justa homenagem ao professor e sindicalista Arismário Sena Ferreira, uma das principais lideranças da esquerda ipiraense desde a década de 90. “Uma homenagem que honra a dedicação de quem lutou por um ensino público de qualidade, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e à promoção da Educação ao longo de sua vida”, ressalta Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação.

 

Imagem: Portal Caboronganoticias

 

O líder sindical lutou por grandes avanços na educação em Ipirá, especialmente quando dirigiu a Confederação Interiorana de Vestibulandos e Universitários da Bahia (Civub). Ele também foi presidente da Casa dos Estudantes de Ipirá e conquistou a primeira sede própria para a instituição.

O PL ainda aponta o papel de destaque de Arismário  “na idealização, articulação, formulação e no conjunto de ações político-partidárias, político-organizativas e dos movimentos sociais, como a construção da Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade)”.

“O professor Arismário foi um educador, formador político de diversos quadros, agentes políticos e figuras públicas ipiraenses e atuante na luta social e popular, merecendo todas as reverências e homenagens”, conclui Olívia.

Confira abaixo o texto do PL na íntegra: 

PL - Arismário Sena

 

 

 

 

Você pode gostar de ler também: