“Evento Estudantil na Arena Fonte Nova é Um Impulso à Autoestima dos Estudantes e à Educação Pública”, dispara Rui Oliveira coordenador-geral da APLB
- Destaques Rede Estatual Últimas Notícias
- 19 de dezembro de 2024
Considerado o maior encontro estudantil do Brasil, promovido pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC), está acontecendo na Arena Fonte Nova, em Salvador de 17 a 19 de dezembro. Com o tema “Arte, Ciência e Democracia: Caminhos para a Sustentabilidade” , durante os três dias do Encontro, 5 mil estudantes da rede pública estadual estão mostrando suas produções, com a apresentação de mais de 700 projetos artísticos, culturais e científicos. “Eles são a prova do poder transformador da Educação”, destaca Rui Oliveira, coordenador geral da APLB-Sindicato. O professor Rui Oliveira, visitou o evento, nos dias 17 e 19 de dezembro e destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da autoestima dos estudantes e a grande relevância do apoio dos profissionais da educação aos jovens.
“Ao dar visibilidade aos projetos desenvolvidos por nossos jovens, mostramos o quanto uma escola pública pode ser um espaço de transformação social e inovação. Eventos como este elevam a autoestima dos estudantes, que veem seus talentos reconhecidos, e reforçam o papel crucial dos professores, coordenadores e gestores no incentivo ao protagonismo estudantil” , enfatiza Rui.
O encontro dá visibilidade a projetos estruturantes das unidades escolares apresentados em feiras literárias, mostras científicas, visitas técnicas, performances artísticas, estações do saber e conexões em mídia e TV. Além disso, destacam-se iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias sociais, encenações teatrais, apresentações de dança, música e atividades esportivas, fortalecendo o currículo escolar e potencializando a aprendizagem dos estudantes.
O professor Rui Oliveira visitou diversos stands como por exemplo, o do Colégio Estadual Wilson Lins, da cidade de Valente, em companhia do professor Lucas Miranda, além do stand do CEAAL Colégio Estadual Arraial D´Ajuda e de Ibotirama.
“Esses jovens são uma prova viva de que a escola pública da Bahia tem um potencial imenso para formar cidadãos críticos, criativos e preparados para os desafios do futuro. Ainda dá tempo, vale à pena conferir o potencial transformador da educação pública no maior encontro estudantil do Brasil!”, convida Rui.