ESTÁGIO PROBATÓRIO – ORIENTAÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO

A avaliação de desempenho do estágio probatório é uma ferramenta de gestão de pessoas que possibilita o acompanhamento continuo do desempenho profissional de cada servidora/or. Se for bem utilizada, se torna um instrumento motivacional, com a possibilidade de estimular o desenvolvimento de novas competências e o crescimento profissional.

A APLB Sindicato tem recebido denúncias de professores/as e coordenadoras/es pedagógicas/os, Edital 2017, sobre a avaliação sendo utilizada como instrumento de assédio, constrangimento e opressão. A APLB Sindicato informa que vai acompanhar e apurar tais indícios junto à Secretaria de Educação e não vai aceitar nenhum prejuízo aos trabalhadores/as.

Sobre a avaliação no período do ensino remoto emergencial, conforme Lei 14.040 e resolução 02 do CNE – Conselho Nacional de Educação, devem ser considerados os mesmos critérios utilizados na avaliação dos trabalhadores/as em regime presencial, observando-se atentamente a comunicação pelos meios estabelecidos.

Vale ressaltar que estamos em uma pandemia e a precarização da educação se aprofundou. Fomos bem sucedidos/as na luta pela vida e continuaremos nessa luta, bem como na luta pela educação de qualidade e os direitos da classe trabalhadora.

Segue para conhecimento o documento da Secretaria de Educação com orientações sobre avaliação de desempenho. Vamos continuar acompanhando todo o processo, promovendo as ações necessárias junto à SEC/BA.

Sobre o atendimento da APLB Sindicato:

O atendimento ao público da APLB Sindicato está acontecendo de forma híbrida. O atendimento presencial deverá ser agendado através do WhatsApp da APLB-SINDICATO, através do número (71) 98192-8274, limitando-se a 6 pessoas por turno.

Além de agendamentos, o atendimento via WhatsApp oferecido pela APLB-Sindicato aos filiados (as), continua ativo por meio do número (71) 98192-8274.

Por esse número os/as trabalhadoras/es da Educação também poderão fazer denúncias e receber orientações. Ao acessar o “zap da APLB” o (a) filiado (a) recebe uma série de mensagens automáticas que o (a) direcionam ao atendimento feito pelos diretores e telefonistas.

Orientações para avaliação de desempenho Estágio Probatório