Esclarecimentos sobre a ampliação do tempo pedagógico do aluno e a reserva da jornada do professor

Em referência às matérias publicadas na imprensa sobre a ampliação do tempo pedagógico dos educandos da rede municipal de Salvador, a APLB-Sindicato esclarece que:

1- Para o aluno: Sempre defendemos a ampliação do tempo pedagógico dos alunos, por isso entendemos que a ampliação da jornada pedagógica dos educandos da rede como uma medida positiva para a melhoria da qualidade do ensino;

2- Para o professor: Essa ampliação NÃO ACARRETARÁ aumento da jornada de trabalho do professor. O Plano de Carreira será cumprido de acordo com o que foi aprovado pela categoria e a reserva da jornada está garantida, incluindo o AC na unidade escolar e o AC em local de livre escolha;

Para deixar mais claro, lembramos que o professor com jornada de trabalho de 20 horas, irá trabalhar em interação com o aluno 13h20min, e o professor com jornada de 40 horas irá interagir com o aluno 26h40min. O restante do tempo será dedicado às atividades complementares relacionadas ao trabalho pedagógico, ficando ainda estabelecido que 50 % deste tempo deverá ser cumprido na escola e 50% em local de livre escolha, o que permitirá ao professor ficar fora da escola um turno, para quem tem jornada de 20h, e dois turnos, para quem tem jornada de 40h semanais;

3- A APLB, ao tratar sobre a reserva da jornada com a Secretaria da Educação, tem exigido a criação de todas as condições para sua implementação, a saber, ampliação do quadro de pessoal (professores, coordenadores pedagógicos, professores de Artes, de Língua Estrangeira e de Educação Física), reformas de escolas, condições de trabalho adequadas, como circuladores de ar e salas climatizadas, entre outras reivindicações relacionadas à infraestrutura das escolas.

Diretoria da APLB-Sindicato