Encontro promovido pelo Departamento de Imprensa fortalece e amplia as relações de comunicação durante a Pandemia
A comunicação clara, precisa e verídica, principalmente neste momento de Pandemia, se mostrou de extrema importância e a APLB-Sindicato, sempre atuante, promoveu na manhã desta sexta-feira (18/09), através da página do Facebook da entidade e pelo aplicativo zoom, o Encontro de Comunicação da APLB-Sindicato. Com o tema “Construindo Elos, Encurtando Distâncias e Levantando Bandeiras”, o encontro promovido pelo Departamento de Imprensa, através dos diretores Nivaldino Félix, João Santana e Marcos Barreto, teve um alcance de quase 4 mil pessoas e reuniu presenças importantes no debate como nosso coordenador-geral Rui Oliveira, a deputada federal Lídice da Mata (PSB) e o jornalista Altamiro Borges, presidente do Centro Alternativo de Mídia Barão de Itararé.
Num debate muito rico e amplo os palestrantes discorreram sobre assuntos como a Pandemia no Contexto Político Social e Econômico, Fake News e as Eleições Brasileiras, além da Democratização da Comunicação e a Imprensa Alternativa. Os diretores de Imprensa João Santana e Nivaldino Félix fizeram a abertura do evento saudando os convidados e a categoria.
Rui pontuou que a APLB está ouvindo a categoria, a exemplo das diversas pesquisas e dos encontros virtuais que reúnem milhares de trabalhadores em educação. Ele fez uma explanação sobre o contexto político, econômico e social, além de lamentar sobre o comportamento do presidente com relação à Pandemia. Rui atribuiu o fato de muitos brasileiros não usar máscaras devido às declarações irresponsáveis do presidente. “O governo Bolsonaro é uma afronta à população e ataca ferozmente ao Estado democrático de direito. Uma frase que ele mencionou ontem de que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente é de dar dó. A Amazônia está sendo totalmente destruída para entregar ao latifúndio. É um governo que lesa a pátria”, criticou.
Já o jornalista Altamiro Borges iniciou a sua fala elogiando o empenho e trabalho da APLB em estar próxima da categoria, mesmo com a suspensão das aulas, através dos encontros virtuais, se utilizando amplamente das ferramentas online. Altamiro considerou o Encontro de Comunicação como uma iniciativa muito importante para a luta dos trabalhadores. “A luta dos trabalhadores não avança se não enfrentarmos melhor esse tema da Comunicação. A Comunicação, assim como a Educação, estão neste campo da luta de ideias, pois a luta de ideias é estratégica e a comunicação se insere aí”, exemplificou.
A deputada federal Lídice da Mata abordou o tema Fake News e as Eleições Brasileiras. Ela fez uma comparação entre os boatos e informações falsas do passado e atualmente, com a utilização das ferramentas privadas de alcance ilimitado, para a disseminação das Fake News. “Nós vivemos em 2018 e fomos surpreendidos, como forças democráticas, o processo que já começava a existir em outros países do mundo. Um processo mundial. Que é o fenômeno de uma campanha sistemática e organizada com o intuito de obter resultados negativos, sempre com o objetivo de fortalecer ideias de pessoas ligadas à extrema direita”, pontuou a debutada exemplificando como o caso do ”kit gay”, uma fake News perversa e irresponsável.
O encontro foi mediado pela assessora de imprensa Ruth Helena, que integra a equipe do Departamento de Imprensa, juntamente com a editora-chefe de Redação Márcia Luíza, a jornalista Adriana Roque, o fotógrafo Getúlio Lefundes e o designer Jachson José.
Se você não conseguiu acompanhar ao vivo, pode assistir todo o encontro AQUI através do Facebook @aplbsindicatoba