Em novo encontro com o governo,  APLB cobra pagamento do piso e da GEAP

Em novo encontro com o governo, APLB cobra pagamento do piso e da GEAP

Em novo encontro com o governo do estado nesta quinta-feira (23/02), a APLB-Sindicato cobrou o pagamento imediato da GEAP (Gratificação de Estímulo ao Aprimoramento Profissional) a todos que têm direito e deram entrada, do piso salarial, da pecúnia, além de debater o restante da pauta de reivindicações. Na ocasião, a APLB cobrou também uma resposta do executivo sobre a situação dos aposentados e construção de um novo plano de carreira.

“Cobramos mais uma vez e o governo disse que precisa de mais um tempo para concluir o estudo e mandar pagar ou não a GEAP. Sobre o piso salarial, reafirmamos que os aposentados, que estão a subsídios, P1, P2, estão passando necessidade, porque estavam sem reajuste desde 2012,  só tiveram 4% de aumento 2021 e pela política de certificação ficaram excluídos. Fomos informados que o executivo está fazendo outro estudo separadamente e que o aumento não será como nos anos anteriores, onde ajustavam somente para quem estava abaixo do piso. Irão apresentar um novo formato de pagamento em nova reunião com a APLB na próxima semana”, disse Rui Oliveira, coordenador geral da entidade.

No encontro de hoje a APLB propôs a criação de uma comissão para a construção de um plano de carreira que atenda as expectativas e necessidades da categoria.

“A nossa proposta é constituir um grupo para elaborar num prazo mínimo uma nova formulação do plano e também do pagamento da pecúnia. O governo ficou de ver se é somente até 2021 ou se tem outros anos para pagar e a procuradoria próxima reunião dará o parecer final”, informou Rui.

O coordenador sugeriu ainda um encontro entre a APLB, a equipe do governo e o ministro da Fazenda Fernando Haddad para pedir a antecipação do pagamento da segunda parcela do precatório do Fundef para junho.

No dia 27 deste mês o sindicato terá mais uma audiência com a secretária de Educação, Adélia Pinheiro, para reforçar o cumprimento da pauta de reivindicações.