EM MESA DE NEGOCIAÇÃO, A APLB-SINDICATO COBRA DIREITOS DOS PROFESSORES DE RIO DO ANTÔNIO

Nesta quinta-feira, dia 04 de agosto, reuniram-se na Secretaria Municipal de Educação de Rio do Antônio, a diretoria do Núcleo da APLB-Sindicato, com o assessor jurídico da entidade, Dr. Clóvis Santos Silva, e o governo municipal, representado pelo secretário de Educação, o contador e assessoria jurídica da prefeitura, para discutir o reajuste salarial dos professores e o pagamento dos precatórios do FUNDEF aos profissionais do magistério.

Mesa de negociação

Em relação ao reajuste salarial, a gestão municipal debateu algumas simulações de melhoria da tabela salarial, ao final apresentou a possibilidade de investir os 100% dos recursos do FUNDEB nos salários dos professores, sendo que já aplica atualmente 90%. Essa proposta foi apreciada e rejeitada pela categoria em assembleia realizada nesse mesmo dia. Os professores votaram numa contraproposta, que garante o reajuste do Piso em 33,24% e flexibiliza os interstícios entre níveis, que será encaminhada ao governo nesta sexta-feira, dia 05 de agosto.

Quanto aos Precatórios do FUNDEF, que já estão na conta do governo, a APLB-Sindicato apresentou uma proposta de rateio dos 60% que contempla todos os profissionais do magistério que atuaram e atuam na rede de 1998 até os dias atuais, sem a incidência de imposto de renda, nem desconto previdenciário. A gestão municipal, por meio do seu Procurador, informou que estará nomeando uma Comissão até o dia 08 de agosto, para conduzir o processo de rateio dos Precatórios do FUNDEF e elaborar a Lei que será encaminhada à Câmara de Vereadores regulamentando esse rateio. Essa Comissão será composta por representantes do governo, da APLB-Sindicato, da Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Educação e Conselho do FUNDEB.

Negociação 04/08 pela manhã

O governo ainda sinalizou com a possibilidade de reformular o Plano de Carreira dos professores ainda esse ano, para adequar essa Lei à realidade financeira do município.

Para Sandro Ventura, Coordenador da APLB-Sindicato de Rio do Antônio “A classe é quem decide, classe é união! Juntos com certeza somos mais fortes. APLB forte sempre”.

Cezar Nolasco, Diretor Regional Sudoeste da APLB Sindicato afirmou que “Foi muito importante essa mesa de negociação para avançar nas pautas da categoria, que são emergenciais, já que os professores precisam ter seus salários reajustados e cobram o rateio dos Precatórios do FUNDEF o mais rápido possível”.

Segundo Dr. Clóvis Santos Silva, assessor jurídico da APLB-Sindicato, “A APLB, através da sua luta em defesa dos profissionais do magistério de Rio do Antônio, garantiu o pagamento integral 60% dos precatórios do FUNDEF a todos os professores do município. Essa conquista é fruto do trabalho intenso da APLB do município, que não mede esforços para garantir todos os direitos dos profissionais da educação”.