EM CAMAMU, CATEGORIA DEFLAGRA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

A direção da APLB-Sindicato apoia e se solidariza com o movimento dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação da cidade de Camamu-Ba. O núcleo da APLB-Sindicato do município tem organizado a luta junto aos profissionais da Educação. Por falta de cumprimento dos acordos feitos em mesa por parte do executivo municipal, a categoria aprovou, em assembleia realizada em 16 de fevereiro deste ano, uma greve que foi iniciada na última quarta-feira (28/02), por tempo indeterminado, ou até que a gestão cumpra com o acordo firmado.

Entre as principais reivindicações, estão a unificação do plano de carreira, piso salarial já e o cumprimento da carreira profissional. Além disso, o movimento grevista exige escolas em condições dignas, descongelamento das gratificações (que perdura por 9 anos), pagamento do tempo de serviço, aperfeiçoamento e regência de classe para os concursados do ano de 2012.

De acordo com a direção da APLB de Camamu, desde o início da atual gestão municipal a diretoria busca negociar, principalmente com a questão do plano de carreira. O sindicato denuncia que desde o ano de 2015, as gratificações foram congeladas. Na última negociação foi proposta a reestruturação do plano de carreira, que é do ano de 2011. Após a construção desse plano, que se deu no ano de 2022, foi entregue ao governo, em outubro de 2022, reestruturado estatuto e plano.

Porém, até o momento não houve qualquer devolutiva, nenhum retorno sobre o plano. Na última terça-feira (27/02),  o executivo municipal apresentou um parecer apenas sobre o estatuto.

A categoria luta também pelo piso salarial, já que em 2023, foi pago apenas 1,5% do valor do piso. A mobilização também é pelo pagamento do piso de 2024.

Juntos na luta!