EM ASSEMBLEIA GERAL REALIZADA NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA (1º DE ABRIL), NO GINÁSIO DOS BANCÁRIOS, OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO APROVARAM A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DA CAMPANHA SALARIAL 2014

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 1º de abril – no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários -, os profissionais da Educação da Rede Municipal de Salvador aprovaram, por ampla maioria, a proposta de pauta de reivindicações da categoria, que propõe reajuste linear no percentual de 15% para o Magistério, bem como a manutenção do Piso Salarial Nacional e a estrutura da tabela salarial, dando início à Campanha Salarial 2014.

Além das reivindicações salariais, a pauta contém também cláusulas sociais e pedagógicas, com pleitos relacionados às condições de trabalho e segurança nas escolas, plano de carreira, eleição para gestores e saúde do trabalhador, entre outros pontos.

A proposta já havia sido debatida em reuniões com os representantes de escolas, que por sua vez apresentaram e discutiram a pauta em suas unidades escolares, retornando com as contribuições da categoria para finalizar o documento que foi submetido à assembleia desta terça.

Estado de mobilização

Além da entrega da pauta de reivindicações ao Executivo Municipal ainda na tarde de hoje, foram deliberados os seguintes encaminhamentos:

Reunião da Comissão Interna sobre a Reserva de Jornada – Que irá subsidiar a Comissão Oficial – No dia 08 de abril (terça-feira),  às 14h, na APLB;

Reunião de professores das áreas diversificadasNo dia 9 de abril (quarta-feira), às 9h, na APLB;

Seminário sobre Jornada de Trabalho e Reserva – Cumprindo o que prevê a Lei 11.738/2010 em data e local a serem posteriormente agendados;

Constituição de Comissão APLB/Fórum de Gestores – Para discutir a merenda escolar da rede municipal.

Veja aqui a pauta na íntegra:

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DO SALVADOR PARA O ANO DE 2014

I. CLÁUSULAS ECONÔMICAS E SOCIAIS:

1. Concessão de reajuste salarial linear no percentual de 15% (quinze por cento), em uma única vez no mês de maio, mantendo a estrutura da Tabela de Vencimentos para os Quadros Suplementar e Efetivo;

2. Pagamento da diferença salarial retroativa a janeiro para os níveis e referências do Quadro Suplementar que ficam abaixo do Piso, a saber:

Nível 1 – Referências A, B, C e D

Nível 2 – Referências A e B

3. Concessão de Reajuste salarial aos demais profissionais da educação não docentes nos mesmos percentuais a ser concedido aos demais servidores;

4. Manter a isonomia salarial entre ativos e aposentados;

5. Concessão de reajuste nas gratificações de chefia dos gestores, vice-gestores e da gratificação de função de confiança aos secretários escolares, no percentual de 15% (quinze por cento);

6. Revisão do Art. 76 da Lei Complementar nº 01/91, que trata do auxilio transporte;

7. Concessão de aumento no valor do auxilio alimentação para R$20,00 por 22 (vinte dois) dias efetivamente trabalhados (Art. 77 da LC 01/91);

8. Liberação sem nenhuma restrição da Licença Prêmio;

9. Manter o pagamento do salário férias no mês de dezembro;

9.1. Regularizar o pagamento do salários férias dos profissionais da educação que ingressaram na rede no de mês e dezembro, cujo sistema não reconhece;

II. CLÁUSULAS PEDAGÓGICAS:

10. Conclusão da proposta de Plano de Carreira e o seu envio à Câmara de Vereadores ainda no mês de abril;

11. Criar as condições para o cumprimento, em toda a rede e em todos os níveis de ensino, da reserva da jornada de trabalho, prevista na Lei 11.738/08;

12. Rever a Portaria 59/2014 que trata da reorganização curricular;

12.1. Assegurar professores de Educação Física e Artes para o EJA;

13. Rever a carga horária dos professores das disciplinas diversificadas, a luz da lei 11.738/08;

14. Convocação de professores e coordenadores pedagógicos, objetivando a instituição da reserva da jornada de trabalho, especialmente aos professores que atuam na educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental;

15. Promover a formação de todos os profissionais da educação não docentes através do PROFUNCIONÁRIO;

III. CONDIÇÕES DE TRABALHO/ SEGURANÇA NAS ESCOLAS:

16. Estabelecer definitivamente e de forma eficaz o Plano de Manutenção e Reestruturação física das unidades escolares em toda a rede;

17. Realizar a manutenção periódica dos equipamentos tecnológicos, assim como estender a banda larga e TV a cabo para todas as unidades escolares;

18. Discutir os calendários especiais com a comunidade escolar, resguardando as férias dos profissionais da educação e alunos;

19. Manter as unidades escolares com pessoal de limpeza, merendeiras, ADIs e porteiros em número suficiente, de acordo com o seu porte, objetivando o seu pleno funcionamento;

20. Assegurar as condições necessárias para o pleno acesso, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento matriculados nas escolas regulares, conforme Nota Técnica MEC/SEESP Nº 19/2010;

21. Disponibilizar profissional de apoio para auxiliar em sala de aula os professores docentes com deficiência;

22. Assegurar aos educandos o fornecimento de uma alimentação mais rica, sadia, nutritiva e de qualidade, colaborando, assim, para a sua formação social e cognitiva, com cardápios elaborados por nutricionistas;

23. Acompanhar, elaborar e avaliar o cardápio especial da alimentação escolar para educandos com doenças crônicas, a exemplo de diabetes, hipertensão, doença celíaca, fenilcetonúria e intolerância à lactose;

24. Apresentar em prazo ágil levantamento das escolas em situação de risco e oferecer um maior suporte de segurança a comunidade escolar;

25. Realizar parceria com o governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública (PM), para realizar e reforçar ronda Escolar permanente próxima às escolas;

26. Agilizar a publicação das mudanças de nível dos profissionais da educação, cujo atraso na análise dos processos pela SMED tem trazido prejuízo aos que solicitam;

27. Realizar formação continuada para todos os profissionais da educação;

IV. SAÚDE DO TRABALHADOR:

28. Divulgar a tabela do Plano de Saúde com os valores de acordo com a faixa etária e salarial para conhecimento dos servidores;

29. Equipar de imediato o Centro Médico do Servidor para atender os serviços de pronto atendimento e de medicina preventiva e ocupacional, como prevê o Art. 7º da Lei nº 050/ 2010;

V. GESTÃO DEMOCRÁTICA:

30. Publicação imediata do Instrumento que definirá as regras para a eleição direta para gestores escolares;

31. Liberação dos representantes de escola quando participarem das reuniões na APLB-Sindicato.

Fotos: Getúlio Lefundes