Eleições diretas – nova votação em 30 de novembro
Fotos: Kalila Pinto
Notícias anteriores
PERÍODO DA ELEIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO POR POLOS
|
DATAS
|
|
Polos
|
1ª ELEIÇÃO
|
2ª ELEIÇÃO
|
Polo 1
04/ Santo Antonio; 05/ Valença; 06/ Ilhéus; 07/ Itabuna; 08/ Eunápolis; 09/ Teixeira de Freitas; 10/ Paulo Afonso; 11/ Ribeira do Pombal; 12/ Serrinha; 14/Itapetinga; 29/Amargosa; 31/ Santo Amaro; 32/ Cruz das Almas.
|
16/11
|
28/11
|
Polo 2
13/Jequié; 15/Juazeiro; 16/Jacobina; 17/Piritiba; 18/Itaberaba; 19/ Brumado; 20/ Vitória da Conquista; 21/Irecê; 22/Ibotirama; 23/ Macaúbas; 24/Caetité; 25/Barreiras; 26/Bom Jesus da Lapa; 27/Seabra; 28/Senhor do Bomfim; 30/Guanambi.
|
21/11
|
30/11
|
Polo 3
1A/ Salvador; 1B/ Salvador; 02/Feira de Santana; 03/Alagoinhas.
|
17/11
|
29/11
|
Notícias anteriores
As eleições prosseguem na segunda-feira (21/11), nos municípios do Polo 2, abrangendo Jequié, Juazeiro, Jacobina, Piritiba, Itaberaba, Brumado, Vitória da Conquista, Irecê, Ibotirama, Macaúbas, Caetité, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Senhor do Bonfim e Guanambi.
É importante que os delegados regionais atuem com mais intensidade, mobilizando a comunidade escolar, chamando todos à responsabilidade prestar esse exercício de cidadania.
O coordenador-geral da APLB Sindicato, Rui Oliveira, votou no Colégio Central. “Nós estamos vivendo um fato histórico, um exercício da cidadania. É uma grande vitória da APLB-Sindicato e naturalmente da categoria”, afirma.
Podem votar alunos acima de 12 anos, pais ou responsáveis, professores e servidores das escolas. Os pais que têm filhos em diferentes escolas públicas estaduais podem votar em mais de uma unidade escolar.
Após a eleição da equipe gestora, os estudantes, professores e Colegiado Escolar podem acompanhar o trabalho por meio da execução do plano de gestão. Se os dirigentes eleitos não cumprirem o plano proposto na campanha, o Colegiado poderá intervir e recomendar a destituição de tais dirigentes para os cargos assumidos.
Atenção, dirigentes regionais: qualquer dúvida, ligue para a professora Valdice Edington, diretora da APLB-Sindicato – 71-8179-8720
Notícias anteriores
Eleições diretas para dirigentes escolares – uma luta da APLB-Sindicato
ATENÇÃO: O período para as inscrições das chapas INICIALMENTE MARCADO PARA 4 a 8 de novembro FOI PRORROGADO PARA O DIA 10, ESTA QUINTA-FEIRA
Realização será 16, 17 21 de novembro
A APLB-Sindicato, desde a redemocratização do país, nos anos 80, luta por eleições diretas para a escolha dos diretores das unidades escolares do Estado. Depois da derrota das forças de direita nas eleições de 2006, os educadores baianos passaram a acreditar com mais força na concretização deste antigo sonho.
Em 18 de setembro de 2008, o governo da Bahia finalmente anunciou as eleições diretas para a escolha dos diretores nas escolas públicas estaduais. A Bahia deu um passo importante, ainda que com atraso, para a implantação de um projeto educacional mais participativo e democrático.
A entidade representativa dos educadores, ainda que enxergue o caráter positivo da iniciativa governamental, entende que para avançar nesse processo será preciso:
“A APLB-Sindicato luta para garantir que o decreto governamental seja convertido em lei, aprovada pela Assembleia Legislativa. É a única garantia que a sociedade terá de que governos futuros não voltarão a indicar diretores e vices, numa postura autoritária, irresponsável e antidemocrática”, afirma o professor Rui Oliveira, coordenador-geral da APLB-Sindicato.
“A participação de todos é fundamental para a garantia do sucesso das eleições. Pais, estudantes, professores e funcionários devem avaliar a qualidade da aprendizagem e o ambiente escolar, para votar no candidato que ofereça as melhores propostas para a formação cidadã dos estudantes e qualificação da escola”, chama a atenção a professora Valdice Edington, diretora da APLB-Sindicato e integrante da Comissão Seletiva Central.
“O processo de eleições diretas é uma conquista de uma luta de muitos anos que a APLB empreende. Mas a categoria precisa ir além, deve demonstrar que este é um processo que lhe pertence. É preciso ter empenho para assegurarmos a gestão democrática, vamos exercer esse direito”, enfatiza a professora Olívia Mendes, diretora da APLB-Sindicato.
Datas
As eleições estão marcadas para os dias 16, 17 e 21 de novembro em todas as escolas da rede estadual da Bahia. Os diretores serão eleitos por meio do voto direto, secreto e facultativo dos estudantes acima de 12 anos, pais ou responsáveis, professores e servidores das escolas. Os pais que têm filhos em diferentes escolas públicas estaduais podem votar em mais de uma unidade escolar.
Após a eleição da equipe gestora, os estudantes podem acompanhar a eficácia da gestão por meio da atuação do Colegiado Escolar, que é um dos órgãos responsáveis pelo acompanhamento das ações da escola. Se os dirigentes eleitos não cumprirem o plano de ação proposto na campanha, o Colegiado poderá intervir e recomendar a destituição de tais dirigentes dos cargos assumidos.
ATENÇÃO: O período para as inscrições das chapas INICIALMENTE MARCADO PARA 4 a 8 de novembro FOI PRORROGADO PARA O DIA 10, ESTA QUINTA-FEIRA. E as impugnações no dia 9 de novembro. O envio das chapas homologadas à Comissão de Acompanhamento Regional nos dias 9 e 10 de novembro.
Polos
As escolas foram distribuídas por polos.
Polo 1: escolas de Santo Antonio, Valença, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Serrinha, Itapetinga, Amargosa, Santo Amaro e Cruz das Almas.
Polo 2: Jequié, Juazeiro, Jacobina, Piritiba, Itaberaba, Brumado, Vitória da Conquista, Irecê, Ibotirama, Macaúbas, Caetité, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Senhor do Bonfim e Guanambi.
Polo 3: Salvador (1A), Feira de Santana, Alagoinhas e Salvador (1B).
Propaganda e pleitos
A propaganda eleitoral no Polo 1 é de 9 a 15 de novembro. No Polo 2 de 14 a 20 de novembro. E no Polo 3 de 10 a 16 de novembro.
O pleito no Polo 1 será no dia 16 de novembro. No Polo 2 no dia 21 de novembro e no Polo 3 no dia 17 de novembro.
A divulgação do resultado será no 17, no Polo 1. No dia 22, no Polo 2. E no dia 18, no Polo 3.
A interposição de recursos pode ser feita até às 18 horas de 18 de novembro no Polo 1. Até às 18 horas de 22 de novembro, no Polo 2. E até às 18 horas de 19 de novembro, no Polo 3.
O julgamento de recursos será no dia 19 de novembro no Polo 1. No dia 23 de novembro no Polo 2. No dia 20 de novembro no Polo 3.
A segunda votação, se necessário, será até 10 dias após a data da realização da eleição no Polo 1.