Eleição para Gestores Escolares – Por uma gestão democrática e participativa!

Precisamos ficar atentos nas eleições gerais, que acontecem em outubro, e também na eleição para gestores de nossas unidades escolares, marcadas para novembro. É a nossa reflexão e análise que vai garantir a escolha acertada dos candidatos. Portanto, muita atenção e vigilância em relação ao perfil e aos programas dos candidatos.

Especialmente nas unidades escolares, é preciso atentar para o plano de trabalho dos candidatos, para escolher aqueles que tenham como princípio basilar a defesa de uma gestão democrática e participativa.

O diálogo entre gestores, professores, coordenadores pedagógicos, funcionários, pais, alunos e comunidade local é fundamental para a consolidação de uma gestão, onde o exercício democrático expresse as possibilidades de construção de uma nova cultura escolar.

Para tanto a (o) gestora (or) precisa ser um LIDER e ter o seguinte perfil:

•          Conhecer as legislações, regulamentos e normas da educação, em especial, do município do Salvador;

•          Não se resumir tão somente em cumprir e fazer cumprir essas legislações;

•          Ter visão sistêmica, planejamento, análise e acompanhamento dos resultados;

•          Respeitar as sugestões, opiniões diferenciadas e os valores de cada um, atitude fundamental para o sucesso da equipe;

•          Gerenciar os conflitos para que todos possam aprender a conviver com tolerância e respeito;

•          Ouvir o que as pessoas têm a dizer, seja os educadores, os pais e alunos;

•          Trabalhar com motivação, responsabilidade, dinamismo, criatividade e ter capacidade de atender às necessidades mais urgentes;

•          Ser democrático, opinar e propor medidas que visem o aprimoramento do projeto político da escola;

•          Respeitar o que prescreve o nosso Estatuto “A direção da unidade de ensino do Município será exercida pelo Diretor, Vice-diretor e pelo Conselho Escolar de forma solidária e harmônica”.

Nessa eleição a APLB-Sindicato espera que prevaleça a democracia e que vençam aqueles que se enquadram nessas características. As inscrições estão abertas e aqueles que se propõem a realizar este trabalho que formem suas chapas e inscrevam-se!

DIRETORIA DA APLB-SINDICATO