Educadores municipais realizaram grande manifestação quarta-feira, 27, com aula pública na Praça do Iguatemi. Sexta, no mesmo local, novo ato público

Os educadores da rede municipal iniciaram paralisação de 72 h nesta quarta-feira, 27 de maio, dando uma aula de cidadania em praça pública. A manifestação aconteceu em frente ao Shopping da Bahia, no Iguatemi, onde desde as 9 horas um grande número de professores, coordenadores pedagógicos, gestores e também alunos e pais se reuniu para mostrar à população de Salvador a insatisfação da categoria com o tratamento dado à educação pela gestão municipal. Durante o evento, a APLB-Sindicato entregou carta à população explicando sobre os motivos do movimento.

Com faixas, bandeiras e muitos cartazes, os manifestantes cobraram agilidade nas negociações da campanha salarial e fizeram denúncias sobre a precariedade da estrutura física da maioria das escolas do município, bem como sobre a falta de pessoal e material humano para o bom desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Dezenas de cartazes com as denúncias foram entregues à direção da APLB-Sindicato, para servirem de subsídio ao documento que será levado ao Ministério Público, pedindo providências do órgão para o problema que tem impedido a efetividade dos dias letivos e o trabalho escolar nas unidades da rede.

A manifestação teve a participação de banda percussiva, que garantiu o fundo musical para as muitas paródias entoadas por professores e alunos da rede sobre as condições das escolas, e animou a caminhada que os manifestantes realizaram na área do Iguatemi, fechando por alguns momentos o tráfego das pistas, para chamar a atenção da população para o luta da categoria.

As atividades da rede continuam paralisadas nesta quinta, 28, quando os educadores irão ao Ministério Público às 9 horas, para denunciar a precariedade física das escolas, e na sexta-feira, 29, quando os educadores municipais aderem à paralisação nacional, convocada pelas centrais sindicais, contra a ampliação da terceirização e a precarização das relações de trabalho. Os educadores municipais participarão da atividade com uma ala especifica, pois além das bandeiras gerais estarão levantando as bandeiras de luta da campanha salarial, no mesmo local da manifestação de quarta-feira: em frente ao Shopping da Bahia, no Iguatemi.

ESTAMOS TODOS DE PARABÉNS PELA BELA MANIFESTAÇÃO DE HOJE! VAMOS CONTINUAR FIRMES E UNIDOS NESTA JORNADA. EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA CAMINHAM JUNTAS!

Crédito das fotos: Getúlio Lefundes