Educadores municipais protocolaram no MP documento denunciando as condições de trabalho na rede e depois seguiram em caminhada até a Praça da Piedade. Nesta sexta a concentração é na Praça do Iguatemi, a partir das 14h

Os educadores da rede municipal cumpriram bem as tarefas do segundo dia de paralisação. A categoria garantiu uma participação numerosa no Ministério Público, na manhã desta quinta-feira, 28, onde a direção da APLB-Sindicato protocolou documento pedindo apuração do órgão acerca da condição física das escolas de Salvador e também com relação aos problemas causados pelo grande número de pacotes pedagógicos implantados na rede sem a participação dos professores.

A APLB solicita a interferência do MP/BA, no sentido de exigir da administração municipal que garanta condições dignas de trabalho na rede municipal, e que os projetos pedagógicos adotados passem pelo crivo dos educadores e sejam legitimados pela categoria, já que é o professor quem tem a obrigação de aplicá-los.

Além de protocolar o documento, que foi subsidiado por grande número de denuncias encaminhado pelos professores sobre as condições de suas unidades escolares, a diretora Elza Melo conversou com o promotor Adriano Marcus Brito de Assis,Coordenador da 5ª Promotoria de Justiça da Cidadania e Titular da 30ª Promotoria de Justiça de Assistência, que disse ter conhecimento sobre a precariedade das condições físicas de boa parte das escolas da rede e também aos projetos pedagógicos implantados pela Prefeitura e rejeitados pela categoria, e reafirmou a parceria do Ministério Público com o Sindicato na cobrança e defesa da educação de qualidade para o município de Salvador.

A APLB-Sindicato já tem reunião agendada com a promotora Rita Tourinho, Titular da 5ª Promotoria de Justiça da Cidadania para tratar sobre estas questões. O Dr. Adriano prometeu também participar do encontro.

Após formalizar a entrega oficial do documento, a APLB liderou mais uma caminhada dos professores pelas ruas de Salvador. Os educadores andaram do MP até a Praça da Piedade, portando faixas e cartazes, cantando paródias, gritando palavras de ordem e fazendo a entrega do Manifesto dos Educadores Municipais à população de Salvador, tendo recebido muitas manifestações de apoio durante todo o trajeto.

A manifestação dos educadores municipais foi acompanhada pelos vereadores Everaldo Augusto (PCdoB) e Hilton Coelho (Psol), da Comissão de Educação da Câmara, que externaram a solidariedade e o apoio da bancada de oposição da Câmara Municipal à campanha salarial da categoria.

Nesta sexta, 29, mais uma vez os educadores têm encontro marcado na Praça do Iguatemi, em frente ao Shopping da Bahia, para juntamente com trabalhadores das demais categorias, participar da manifestação organizada pelas centrais sindicais contra a ampliação da terceirização e a ameaça aos direitos dos trabalhadores.

No próximo dia 02 de junho, teremos assembleia geral, no Hotel Fiesta, em horário a ser confirmado posteriormente.

Fotos: Getúlio Lefundes