Educadores constroem manifesto pela revogação do Novo Ensino Médio em seminário promovido pela APLB-Sindicato

O Novo Ensino Médio (NEM) amplia desigualdades e desconstrói política de acesso à Educação”, disse o presidente da Confederação Nacional de Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Gilson Reis, durante explanação na manhã desta sexta-feira (21/07), último dia do seminário promovido pela APLB-Sindicato para debater os impactos da reforma na vida de estudantes e trabalhadores do setor.

O evento, iniciado na quinta-feira (20), em Salvador, foi encerrado hoje, com a participação de lideranças políticas, sindicais e movimentos sociais, entre elas, a deputada federal, Alice Portugal (PCdoB), o presidente da Confederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo e o presidente da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), Victor Queirós.

Na ocasião, os participantes construíram um Manifesto pela Revogação do Novo Ensino Médio (veja abaixo).

“São 71 anos da APLB, esta entidade classista que empunha a luta em torno de uma Educação pública, laica, de qualidade para todos e todas e por uma sociedade mais justa e igualitária. A revogação do NEM é fundamental para que alcancemos estes objetivos. Percebemos que a reforma traz em seu bojo propósitos que visam aprofundar o fosso entre estudantes do ensino público e privado”, enfatizou Olívia Mendes, diretora de Formação do sindicato.

“Realizamos este seminário estadual com o objetivo de marcar posição pela revogação dessas mudanças. Aqui construímos o manifesto, além propostas para um ensino qualificado, que serão divulgadas em toda a Bahia para serem discutidas”, disse Arielma Galvão, diretora de Educação da APLB.

Luciano Cerqueira, diretor do sindicato, destacou a presença dos diversos segmentos educacionais nos debates. “Nosso encontro foi marcado pela representatividade de estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e a pluralidade de ideias ajudou-nos a desenvolver projetos para melhorias da Educação”.

MANIFESTO PELA REVOGAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO

Fotos: Giovana Fróes