Diretoria da APLB se reúne com Adélia Pinheiro para apresentar demandas da categoria

A direção da APLB-Sindicato esteve reunida com a secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, na tarde desta quinta-feira (30/11), na sede da pasta, no CAB, em Salvador, para tratar de demandas da categoria. Na pauta, estava o calendário letivo de 2024 e mais seis pontos, que foram discutidos também com a equipe da titular da Secretaria Estadual de Educação (SEC).

Além do calendário letivo, ainda foram tratadas as seguintes questões: a EJA; o número de matrícula dos (as) recém-empossados (as); o GT da eleição de gestores (as); o retorno sobre reserva para a coordenação pedagógica; a convocação dos (as) habilitados (as) e o retorno/andamento do processo dos 30% das vagas para as cotas do concurso vigente.

Na avaliação do coordenador-geral da entidade, Rui Oliveira, o encontro foi produtivo. “Fizemos a proposta de calendário letivo dentro da realidade, discutimos as questões pertinentes aos coordenadores pedagógicos, à licença-prêmio, entre outras questões. Foi uma reunião proveitosa”, descreveu Rui.

Além do coordenador-geral da APLB-Sindicato, também estiveram presentes na agenda a vice, Marilene Betros, e os diretores Arielma Galvão, Reginaldo Alves, Valdir Assis, Marcelo Almeida e José Lourenço Dias. Apesar dos avanços na reunião desta quinta-feira, outro encontro deverá acontecer na semana que vem, com o objetivo de concluir os debates iniciados.

Abaixo, a lista de encaminhamentos da reunião:

Calendário: os princípios que a APLB defende foram reafirmados;

EJA: haverá reunião com a APLB para tratar especificamente da Educação de Jovens e Adultos na Bahia. A APLB deixou claro que não aceita fechamento de turmas e/ou de escolas e se colocou aberta ao diálogo para discussão de casos específicos.

Concurso: está prevista uma convocação até o dia 15/12. A APLB requereu convocação dos habilitados (as), mostrando que há demanda na rede. A SEC argumenta que o concurso teve edital específico para atender regiões nos territórios de identidade, e sobre isso o diálogo continua. A APLB continuará acompanhando e cobrando. A questão dos cotistas será equacionada na próxima convocação;

Matrícula: mais de 900 números de matrícula dos (as) novos (as) empossados (as) já foram disponibilizados. A APLB continua cobrando a celeridade dos demais;

Tempo para planejamento da coordenação pedagógica: a portaria está sendo construída pela Sudep e Suped. A APLB solicitou a minuta do texto e segue acompanhando.

Os demais pontos serão tratados na próxima reunião, pois não se esgotaram. Além da reunião, a APLB mantém toda a articulação necessária para continuar avançado na pauta.