Dia dos Aposentados – 24 de janeiro

Ativas e combativas participantes dos eventos relacionados aos trabalhadores que estão em atividade e os aposentados, Sônia Real e Luzia Gomes Freitas informam que em 24 de janeiro – Dia dos Aposentados – haverá comemorações, passeata e uma missa na Igreja de São Pedro, em Salvador, a partir de 7h30, em homenagem à data desse segmento tão importante na sociedade.

Luzia enfatiza que em todos os eventos serão feitas homenagens a Gilson Costa de Oliveira. “O legado do Sr. Gilson é para servir de exemplo às novas gerações”, frisa Luzia. A diretora Sônia Real destaca que o Sr. Gilson deixa o exemplo de pai, companheiro e um militante aguerrido, e assim será lembrado por todos que tiveram a felicidade de conviver ao seu lado.

Com ações destacadas e marcantes, ele orientou, conscientizou e estimulou os trabalhadores aposentados e pensionistas à luta. Fundador da Federação Nacional dos Aposentados e diretor de honra da CTB, Gilson Costa era a voz mais forte desse segmento. Morreu em 5 de novembro, veja neste site.

Congresso Mundial prepara aposentados para o futuro

Com mais de 10 países participantes, o 1º Congresso Mundial dos Aposentados, realizado nos dias 23 e 24 de novembro no Senado, agregou informações sobre os diferentes sistemas previdenciários aplicados nos outros países e se aprofundou no funcionamento da Previdência Social brasileira.

Congo, Alemanha, Colômbia, Curaçao, Chile, Estados Unidos, Espanha, Bolívia, Argentina, França, México, Itália, Equador e El Salvador e Egito, contribuíram com exposições sobre a situação dos aposentados em seus países. A França, que também possui um movimento de trabalhadores e aposentados organizado, falou da dificuldade que o País enfrenta com o aumento da idade mínima para se aposentar e ainda com uma possível extinção da aposentadoria.

Na abertura do evento, o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que o movimento nacional dos aposentados tem conquistado melhorias com a luta intensa protagonizada pela COBAP e entidades filiadas. “Os aposentados se mostraram um segmento de fibra, de luta. Graças às diversas manifestações de vocês conseguimos vitórias no Congresso Nacional e é isso que devemos passar para os outros Países”, afirmou Paim, que é autor dos diversos projetos que beneficiam o segmento.

Na Bahia

“Aposentadoria no Brasil: Mitos e Realidades” foi o principal tema do IV Congresso Estadual de Aposentados, Pensionistas e Idosos da Bahia, realizado nos dias 30 e 31 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia, na cidade de Salvador.

O evento marcou o início das comemorações do aniversário de 25 anos da Federação das Associações dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia- FEASAPEB, presidida atualmente por Marise Sansão, e contou com a presença do presidente da COBAP, Warley Martins, além de dirigentes de federações de outros estados e das associações da Bahia.