DEPARTAMENTO ESTADUAL DE FUNCIONÁRIO (DEFE) AVANÇA NO INTERIOR

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE FUNCIONÁRIO (DEFE) AVANÇA NO INTERIOR

 

No último sábado (23/04), foi realizado na cidade de Itiúba, o segundo Encontro dos Trabalhadores em Educação do município. Estavam presentes, o vice-coordenador, professor Balbino Manoel, a professora Elicenildes Ribeiro, o diretor regional, José Francisco e a funcionária Erenilda Andrade. Como palestrantes – Nivaldino Félix – Coordenador do Departamento Estadual de Funcionários que falou sobre a valorização dos profissionais em Educação e a participação do segmento dos funcionários no precatório, além da professora Hércia Azevedo que falou sobre o Novo Fundeb e o Plano unificado dos profissionais em Educação. Edimilson Almeida abordou o Profuncionário e o curso Estágio da Universidade Federal da Bahia. O encontro contou com a presença de mais de 80 Funcionários da Educação.

 

A organização dos funcionários da Educação se deve ao trabalho perseverante da APLB, durante 20 anos, através do seu Departamento de Funcionários. Este encontro, na cidade de Itiúba é uma demonstração disso. O avanço na formação desse segmento faz parte deste processo, quando muitos funcionários, principalmente no interior, têm formação de nível superior e até com mestrado. Isso se deve à política de valorização dos funcionários pela nossa entidade que elevou a autoestima desses trabalhadores e trabalhadoras em Educação.

Hoje, temos em muitos municípios funcionários que são diretores de núcleos e delegacias e até diretores de escola como por exemplo, no município de Conceição de Jacuípe, na figura da colega Márcia Prado que é funcionária em Amélia e diretora de escola em Jacuípe. Em Santa Maria da Vitória acontece a mesma coisa.

Além disso, vemos nesses encontros a evolução da consciência crítica dos funcionários da Educação que trabalham em escolas. Pudemos constatar isso neste último encontro em Itiúba, quando os funcionários se posicionaram a cada momento sobre todos assuntos.

Hoje os funcionários são protagonistas do processo educativo no interior da escola, pois eles também fazem funcionar a escola. Atualmente os profissionais em educação estão na LDB, no artigo 61 que produziu a Lei 12.014 , que criou o Profuncionário. A partir da conclusão do Profuncionário torna-se um profissional em Educação.

Ainda esse ano podemos realizar no mês de agosto o vigésimo encontro de funcionários da Educação. É um dos momentos mais importante para os trabalhadores em Educação, onde reunimos centenas de trabalhadores desse segmento da Educação, quando mais de duzentos municípios do estado participam.

Estamos em discussão com a professora Naiara da UFBA, para implantação do curso Estágio ainda esse ano e curso compilado do profuncionário. Nesse aspecto precisamos de tutores. O curso tem 60 horas, isto é, 2 meses. E podemos contemplar muitos municípios e para qualificar diversos funcionários e funcionárias.

Nivaldino Félix
Diretor de imprensa e coordenador do DEFE.

 

Você pode gostar de ler também: