DENÚNCIA – APLB aciona Ministério Público sobre situação da Escola Municipal Coração de Maria

A direção da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia esteve na última quinta-feira (12/09), na Escola Municipal Coração de Maria, localizada no Cassange e constatou uma série de problemas graves que revelam o descaso da Prefeitura de Salvador com a instituição de ensino. As irregularidades foram denunciadas por um grupo de professores. A direção da APLB atendeu imediatamente o chamado e se reuniu na escola com pais, mães, professores e alunos. Uma reforma recente deixou lacunas preocupantes, que expõem salas de aula e a comunidade escolar a riscos, janelas sem proteção, agravando a exposição ao calor e a insegurança, evidenciando assim a negligência da Prefeitura de Salvador com a segurança da comunidade escolar e a irresponsabilidade com a merenda.

Infraestrutura Deficiente e Segurança Comprometida

O muro da escola termina em um certo ponto, porém algumas salas de aula ficam de fora do muro em questão, deixando trabalhadores (as) em educação e estudantes  totalmente vulneráveis, sem qualquer medida de segurança. A precariedade na segurança, somada à falta de climatização e à segurança ao gradil ineficaz próximo à pista da rua, torna uma situação alarmante, especialmente em uma área marcada pela violência, com troca de tiros e assaltos na localidade em questão. Veja no vídeo abaixo, gravado pela diretora de Imprensa da APLB, Ciclea Oliveira:

Merenda Escolar Insuficiente

Além disso, como pode ser observado nas fotos abaixo, outro grave  flagrante de descaso acontece com a merenda escolar que é servida aos alunos e alunas na escola com apenas uma pequena porção de comida e um gole de suco, que não atende às necessidades básicas dos alunos, que muitas vezes dependem dela como única refeição do dia.

Contradição com Promessas Eleitorais

A discrepância entre a realidade nas escolas e as promessas do atual prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis, que se autodenomina “prefeito da Educação” e promete investimentos massivos na área, é alarmante, pois o que acontece na Escola Municipal Coração de Maria, no Cassange, é só um recorte da realidade de muitas outras escolas municipais, em Salvador. Para a APLB a realidade é bastante contraditória com as promessas do atual gestor municipal do Executivo.

Denúncia ao MP-Ba

A situação da Escola Municipal Coração de Maria é muito grave e a APLB-Sindicato já acionou o Ministério Público da Bahia e solicitou providências urgentes ao secretário municipal da Educação para solucionar as demandas existentes na escola. A direção do Sindicato irá acompanhar a denúncia através do Departamento Jurídico da entidade.

Escolha Consciente nas Eleições Municipais

A APLB alerta que com as eleições municipais se aproximando, é fundamental que a população esteja atenta e escolha candidatos que verdadeiramente valorizem e respeitem a Educação. A situação na Escola Municipal Coração de Maria é um alerta para a necessidade de um compromisso genuíno com a melhoria das condições das escolas em Salvador.

A visita à escola faz parte do projeto APLB-Itinerante e contou com a presença das diretoras Elza Melo, Ciclea Oliveira, Gercyjalda Silva e o diretor Emerson Aleluia.

A Educação deve Ser prioridade!