Delegacia Sindical das Esmeraldas manifesta solidariedade na luta em defesa do pagamento do Piso Salarial Nacional

A Delegacia Sindical das Esmeraldas vem a público se solidarizar com os professores das Redes Municipais de Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes que lutam em defesa do pagamento do Piso Salarial Nacional.

A categoria de Remanso encontra-se em greve, uma vez que a gestão municipal não senta com o sindicato da categoria e não se posiciona com relação ao pagamento do Piso Salarial e nem as outras demandas da categoria demonstrando falta de respeito e desprezo pelo sindicato e seus filiados.

É importante destacar que o prefeito Marcos (PCdoB) e a Secretária de Educação, sempre estiveram presentes nas lutas em gestões anteriores, trazendo esperança para a categoria e agora, estando no poder se comportam com as mesmas atitudes que condenavam anteriormente. Fica a pergunta: Seria essa uma forma de enganar os profissionais de Educação para que estes os apoiassem?

Com relação a Campo Alegre de Lourdes, o prefeito Enilson Marcelo (PCdoB) se nega a pagar o reajuste linear a todos os professores, concedendo o reajuste de 33,24% apenas para os professores de nível médio e apenas 18% para os de nível superior, desrespeitando o Plano de Cargos e Carreira da Categoria que garante um percentual de 30% para o nível I e outros percentuais maiores para níveis II, III e IV. É importante destacar que esse é um desrespeito com a lei do Piso no que se refere a carreira dos professores.

Em Pilão Arcado a gestão municipal fez uma proposta de pagar 16% linear retroativo a janeiro. A categoria se prontificou a aceitar desde que seja pago posteriormente os 17,24% com o retroativo, porém a prefeitura municipal não se propõe a discutir essa diferença negando falta de recursos. A direção da APLB-Sindicato, Núcleo de Pilão Arcado contesta apresentando as distorções existentes na folha de pagamento e decreta estado de greve até que haja uma nova negociação.

Em Casa Nova, a prefeitura fez uma negociação de 16% linear e retroativo a janeiro e nova rodada de negociação para discutir o restante referente a 17,24% com reunião prevista para este mês. Estamos aguardando uma nova rodada de negociação onde será discutido esse e outros pontos de pauta da categoria.

Em Sento-Sé a prefeitura municipal cumpriu com o que foi acordado com a categoria garantindo o direito ao Piso Salarial Nacional retroativo a janeiro e isso é um exemplo a ser seguido. Parabenizamos a APLB-Sindicato, Núcleo de Sento-Sé e a administração municipal por cumprir com o que determina a lei federal.

Reiteramos o nosso apoio aos professores de todos os municípios de nossa jurisdição e esperamos que os gestores municipais possam rever suas posturas e cumprir com a lei federal 11738/2008 que garante o reajuste do Piso Salarial a todos os professores.

APLB-Sindicato
A luta é a nossa marca!