Delegacia do Baixo e Médio Rio de Contas realizou seminário para debater As conquistas e desafios do Novo PNE

A APLB sindicato, Delegacia do Baixo e Médio Rio das Contas, Ubatã-Ba, realizou um belíssimo seminário na quinta-feira, 31/07. A deputada Federal Alice Portugal (PCdoB) abordou com muita precisão o tema central do evento: O Novo PNE, conquistas e desafios.

Antes de abordar as questões específicas em relação ao PNE, a deputada iniciou saudando a população de Ubatã e se colocando à disposição do município, sobretudo com relação aos educadores. Ela destacou a educação como a grande ferramenta de transformação e ascensão social do país, e lamentou as notícias de que na cidade só se recebe salários por meio de greves.

Alice lamentou a falta de uma compreensão mais intrínseca do papel da educação, inclusive na formação dos gestores. “É importante que Ubatã conheça a lei. O gestor que não cumprir o Piso está descumprindo a lei e tem que ser denunciado no MP. O gestor que não colocar o Conselho de Educação para funcionar, com autonomia, também está descumprindo a lei. É importante que os pais e os alunos aprendam que precisam ter vez e voto. Eu espero que a Educação de Ubatã entre nos trilhos”, disse a deputada.

A deputada ainda afirmou que em nível nacional a presidenta Dilma Roussef (PT) tem tentado melhorar a educação, pois o grito das manifestações de junho foi ouvido, e na Câmara dos Deputados brigou para conseguir aprovar os 10% do PIB para a educação e ainda os 75% dos royalties do petróleo, o que irá gerar uma cifra que poderá resolver o problema dos salários e a da estrutura das escolas, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. Alice disse que é dessa forma que tenta levar a voz das ruas para o plenário.

Dando continuidade aos debates, o professor Rui também prendeu a atenção de todos com a sua palestra sobre Conjuntura no Brasil e a professora Marilene Betros, Coordenadora Geral da APLB Sindicato, encerrou a programação abordando o tema Formação e Valorização dos Profissionais em Educação, sendo muito aplaudida pela categoria.

Os professores Marino e Norma, diretores da Delegacia, além de Dilma Santana Miranda, diretora Regional, e todos que colaboraram para o sucesso do seminário estão de parabéns.

É a APLB Sindicato sempre na luta em defesa de uma educação de qualidade e dos direitos dos trabalhadores em Educação!