DEFENDER A CATEGORIA ESTÁ SEMPRE NA ORDEM DO DIA! POR ISSO, A APLB ORIENTA:

A direção da APLB-Sindicato, como sempre pratica, encaminhou no último dia 18 de março documento ao Executivo Municipal informando sobre a suspensão da greve e as deliberações aprovadas em assembleia pela categoria, assim como, solicitou o agendamento de uma reunião para tratar dos itens constantes no referido documento e o inicio das negociações dos itens da pauta de reivindicações da campanha salarial deste ano.

É do conhecimento de todos que cabe ao Sindicato a atribuição de representar os trabalhadores e negociar os seus interesses junto ao patronato. No caso dos profissionais da educação, é a APLB-Sindicato a legítima representante dos educadores municipais, junto ao executivo municipal, por isso, as deliberações aprovadas na última assembleia pela categoria teriam que passar por negociação. Essa é a regra geral do movimento sindical!

Na segunda feira, dia 21/03, ocorreu uma reunião entre o sindicato e o secretário de educação que, de pronto, informou oficialmente sobre o corte do salário e a intenção do Prefeito de adotar uma das seguintes medidas:

• Corte sem reembolso, com reposição agendada entre os últimos dias de dezembro e os pontos facultativos;

• Corte com reembolso apenas quando cada aula for reposta.

A APLB reagiu com vigor, considerando essa atitude extremamente autoritária do Prefeito e do Secretário da Educação. A firmeza da diretoria da APLB de se negar a aceitar essa imposição e de defender o que foi aprovado pela categoria gerou momentos de grande tensionamento na reunião.

Após intensa discussão onde a direção do sindicato insistia na defesa da categoria, o Secretário da Educação finalmente admitiu discutir nos seguintes termos:

• O corte com reembolso quando o calendário de reposição unificado for aprovado.

Por fim, ficou acordado:

1. GARANTIA DA RESERVA PARA O PROFESSOR, CUJA ESCOLA NÃO COMPLETOU O QUADRO DE PROFESSORES:

a) A SMED estará encerrando a última reunião por GRE nesta terça-feira (22/03), com o objetivo de levantar a situação da reserva em cada escola que está sendo convalidada pelos seus respectivos gestores;

b) O levantamento da situação dessas escolas será concluído até quarta-feira (23/03), visto que esse trabalho já foi realizado em todas as GREs;

c) Em função do recesso da semana santa o secretário da educação apresentará à direção da APLB- Sindicato, na próxima segunda-feira, relatório por unidade escolar, contendo a lista nominal dos professores e sua situação sobre a reserva;

d) A partir daí, neste período de transição, serão elaboradas as estratégias com a SMED, APLB e Fórum de Gestores, no sentido de garantir, em prazo ágil, a reserva destes professores;

e) Definidas e postas em práticas as estratégias, ficará garantido que não haverá nenhum tipo de prejuízo ao aluno ou punição ao professor;

A CATEGORIA DEVE AGUARDAR AS ORIENTAÇÕES QUE SERÃO APRESENTADAS PELA APLB-SINDICATO!

2. SOBRE A REPOSIÇÃO DAS AULAS:

Trabalhando com o objetivo da reposição das aulas dos dias da greve e a consequente devolução dos salários, a APLB estabeleceu um cronograma de ações:

a) Reuniu-se, nesta terça feira (22/03), com os representantes do Fórum de Gestores para discutir parâmetros e prazos para a construção do calendário;

b) Cada unidade escolar deverá discutir com todos os segmentos da categoria, juntamente com o Conselho Escolar, propostas de calendário de reposição de aulas, com registro em ata;

c) Os representantes de escola devem, juntamente com os gestores, contribuir na construção da proposta;

d) Os gestores escolares, juntamente com os representantes de suas escolas, deverão se reunir com as gerências regionais, com o objetivo de eleger um calendário por GRE, com registro em ata;

e) As dez propostas (uma por GRE), serão submetidas a análise por parte da APLB e representantes do Fórum de Gestores e aquela que tiver maior convergência será apresentada pela APLB ao executivo municipal, no sentido de garantir os duzentos dias letivos, assim como a devolução dos salários.

f) As propostas de calendário devem ser encaminhadas para a APLB-Sindicato, com as respectivas cópias das atas.

3. PRAZOS PARA A EFETIVAÇÃO DESSE PROCESSO:

• Reunião nas Escolas até o dia 29 de março

• Reunião nas GRE’S até 30 de março

• Reunião APLB e representantes do fórum de gestores 31 de março;

4. PARÂMETROS PARA A ELABORAÇÃO DO CALENDÁRIO:

• Dias a serem repostos: 14

• Considerar os pontos facultativos

• Utilizar parte do recesso junino

• Utilizar sábados

Isto dito, a APLB orienta que ninguém deve tomar atitudes individuais, pautadas por espontaneísmo, ou estimuladas por informações desencontradas em redes sociais, ou mesmo por ameaças de qualquer natureza, no sentido de evitar qualquer prejuízo para a categoria.

A unidade da categoria tem que prevalecer sempre!

TODOS DEVEM SE ATER AS ORIENTAÇÕES DA APLB-SINDICATO!