Curso de Formação EPT-AIDS concluído com sucesso em Cuiabá
A professora Gercyjalda Rosa e o professor José Lucas, diretores da APLB-Sindicato, estiveram presentes em Cuiabá (Mato Grosso) nos dias 23 a 27 de maio participando do curso de formação para coordenadores do programa DST/AIDS, juntamente com representantes de 20 estados da Federação Nacional. O curso foi promovido pela CNTE- Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. O Estado da Bahia vem trabalhando com o SPE – Saúde e Prevenção nas Escolas, um programa do governo federal, MEC, Ministério da Saúde e CNTE, que aborda temas como saúde sexual e reprodutiva, respeito a diversidade, gravidez na adolescência entre outros importantes temas.
A APLB-Sindicato pretende implementar um amplo programa de formação para que esses assuntos sejam incluídos nos Projetos Políticos Pedagógicos da Escolas e trabalhado efetivamente por todo Estado da Bahia.
Curso de Formação EPT-AIDS é concluído com êxito
O curso iniciado na segunda-feira, 23 de maio, teve a participação ativa de representantes de sindicatos afiliados à CNTE de 19 estados. A programação incluiu diversas atividades focadas no desenvolvimento dos participantes que, uma vez retornando a seus estados de origem, terão a missão e o compromisso de agir como multiplicadores desse trabalho de conscientização e combate ao HIV/Aids.
Essa edição contou com um diferencial em relação aos anteriores, pois além da formação em si, proporcionou aos presentes a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos já adquiridos e também receber uma devolutiva sobre o desempenho do grupo.
Na quinta-feira, dividido em duas equipes, o grupo visitou as escolas Nilo Póvoas em Cuiabá, e Jaime Campos em Várzea Grande cidade da grande Cuiabá, ambas da rede pública. As aulas foram gravadas e, após avaliação criteriosa dos vídeos pela coordenação do curso, os resultados foram trazidos ao grupo como mais um momento de reflexão e consolidação dos temas debatidos durante o início do curso.
O grupo recebeu com muita satisfação um feedback positivo sobre o seu trabalho em campo, e entre os principais pontos observados, vale destacar a clareza com que comunicaram os conteúdos aos alunos inclusive esclarecendo suas dúvidas, a empatia que tiveram com os mesmos e o domínio das dinâmicas aplicadas.
O próximo evento do Programa DST/Aids acontecerá no final do ano, quando o grupo irá avaliar a mobilização de 1º. de dezembro (Dia Mundial de Combate a Aids) e as demais atividades relativas ao Programa desenvolvidas por cada sindicato afiliado. (Ascom EPT/AIDS, 27/05/11)
Matérias relacionadas
Participantes do Curso de Formação EPT-AIDS fazem preparativos para atividade de campo