CRESCE A LUTA DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO

A luta dos funcionários da Educação que trabalham em escola no interior do estado tem crescido consideravelmente.  Temos três questões que são prioridades na pauta desses trabalhadores como, o Plano de Cargos e Carreira, Profuncionário e o Piso Salarial Nacional. Na última quarta-feira (22/11), tivemos um encontro com os funcionários da Delegacia de Jaguaripe, na cidade de Nazaré das Farinhas, cuja a pauta principal foi o Plano de Cargos e Carreira. O encontro destacou a importância dessa discussão para a categoria de funcionários que nunca tiveram um plano de cargos e salário e,  exatamente por isso, vivem à margem desse direito fundamental para a vida desses servidores públicos.

Diversos diretores estiveram presentes no evento como, a professora Leninha de Almeida Araújo, professor Lucas  Aguiar, diretor do Jurídico e a diretora de funcionários Rosália Bomfim. Para Nivaldino Felix, diretor da APLB-Sindicato, a reunião foi muito boa porque contou com a participação dos servidores da educação na construção do plano opinando e deliberando, artigo por artigo, desse projeto coletivo.

Como palestrantes e na elaboração do plano, o evento contou com a participação dos diretores da pasta de funcionários, como os diretores  Nivaldino Felix e Edimilson Almeida, além do professor José Lucas, diretor da APLB e advogado. Os convidados abordaram a importância dos funcionários para o funcionamento da escola, já que a escola tem múltiplas funções, todas elas importantes para a manutenção de um ambiente onde todos sejam respeitados e incluídos. Essa abordagem é necessária pois, durante a semana pedagógica os funcionários são excluídos e não há explicações para o motivo desta exclusão.

Vale ressaltar, que em função de existir nas escolas hoje três categorias de funcionários (efetivos, reda e terceirizados), só os efetivos estão incluídos nas políticas de valorização como o plano de cargos e carreira; piso salarial nacional e Profuncionário.  Porém, não podemos deixar de reconhecer a importância dos terceirizados, pois, apesar de não termos o poder de representá-los por fazerem parte do setor privado, a APLB defende o concurso público para um maior acesso ao serviço público.

Ao final do encontro foram realizados alguns sorteios de camisas doadas por Jorge Carneiro, diretor da executiva e pela Delegacia de Jaguaripe. Raimunda Santana Quadro e Edilene de Santana foram algumas premiadas com as camisas. Além disso, um livro também foi doado para a biblioteca do Sindicato.