Contra o racismo religioso, APLB marca presença em evento de matriz africana na Feira de São Joaquim

A APLB-Sindicato participou neste sábado (02/03), na Feira de São Joaquim, em Salvador, da 3ª edição do evento religioso de matriz africana “Olojá – O Senhor do Mercado”. Segundo os organizadores, a festa teve a participação de aproximadamente 38 casas/terreiros do Axé.

“O Olojá contou com uma vasta programação cultural, começando com um cortejo que percorreu as principais ruas da feira. Depois, os participantes se reuniram em um barracão para assistir a apresentação do “Mais Belo dos Belos”, o “Vulcão da Liberdade”, Ilê Aiyê”. A APLB está aqui para valorizar esta linda festa e reafirmar sua luta contra todo tipo de preconceito, inclusive, o racismo religioso”, disse o diretor de Promoção da Igualdade Racial do sindicato, professor Emerson Alleluia.

Segundo um dos produtores do evento, Alexandre Macaro, “o objetivo é desconstruir a ideia ‘eurocêntrica  cristã’ de que a figura de Exu está associada ao diabo”. Ele conta que o evento começou há três anos, com a participação de somente um terreiro, e hoje ganhou notoriedade e virou tradição.