COMPANHEIRAS (OS) VALOROSAS (OS) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR
Estou profundamente sentida por não estar somando com vocês nessa Jornada de Luta em defesa de uma Educação digna para as crianças, jovens, adultas (os) e idosas (os) da nossa rede, contra o sucateamento da Educação, em defesa da nossa dignidade, dos nossos direitos, pois a cada dia eles tentam rasgar o Plano de Carreira construído por nós com tanta luta!
Lamentavelmente, por recomendação médica e ainda por limitações físicas, a minha presença torna-se inviável, embora reconheça que essa categoria aguerrida não recuará na luta por seus direitos. Espero, em breve, estar restabelecida para fazer coro com vocês contra estes personagens que estão no comando da Prefeitura de Salvador, ocupando o Palácio de Vidro e a cadeira da SMED que, contrariando os objetivos da pasta que ocupam, parecem desconhecer os conceitos de Educação defendidos por nós.
Somos professores, estudamos Pedagogia, os métodos e as técnicas de ensino e somos discípulas (os) de grandes mestres da Educação que nos dão a “régua e o compasso” para sermos professores de excelência! Destaco aqui três desses mestres: o nosso patrono Paulo Freire, defensor de uma Educação transformadora, criador do método de alfabetização de jovens e adultos a partir da compreensão de mundo e da realidade social, pois ele entendia ser imprescindível incentivar a criticidade, bem como despertar a consciência política no aluno. Esta é, portanto, a concepção da Escola Cidadã, que vai além do Português e da Matemática que o Senhor Marcelo Oliveira não entende!
Outro mestre, Anísio Teixeira, que defendeu a Educação integral, que a escola tenha o papel de educar, em vez de instruir, de estimular o senso crítico, analítico e reflexivo, além do preparo para a cidadania, enfim que a escola tenha a tarefa de formar homens livres em vez de homens dóceis. Para tanto, a escola deve ser preparada e disponha de condições para exercitá-los.
Não nos esqueçamos de Dermeval Saviani, idealizador da Pedagogia Histórico-crítica, cuja função da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados; que os professores possam ter a liberdade de produzir seus próprios conhecimentos a partir das necessidades dos seus alunos e que não sejam meros transmissores por meio de “pacotes prontos”. Lamentavelmente, não são raros os projetos pedagógicos que chegam prontos na nossa rede para serem executados pelo conjunto das (os) professoras (es) sem que fossem pensados e construídos por elas (es).
A nossa rede municipal de ensino de Salvador é composta por companheiras (os) que são pedagogas (os), especialistas, mestres, doutores, muitas (os) premiadas (os), pensadoras (es), idealizadoras (es) e construtores de uma educação baseada nas teorias desses e de outros grandes mestres. E essa riqueza o secretário Marcelo Oliveira não reconhece!
Nossas (os) alunas (os), da Educação infantil à EJA, merecem receber Educação digna, capaz de transformar as suas vidas e alcançar um futuro próspero; que tenham plena consciência de seus atos e também dos impactos de suas decisões na sociedade. Essa Educação que queremos para nossas (os) alunas (os) é pensada essencialmente para que eles sejam homens e mulheres livres e iguais, que contribuam para a construção de uma sociedade justa, despreconceituada, onde prevaleça o bem comum.
E a nossa tarefa principal deste ano é derrotar quem nos ofende e nos retira direitos! Derrotar quem está colocando o nosso país no retrocesso! Derrotar quem afronta o Estado Democrático de Direito, quem não escuta os nossos gritos por justiça, por direitos sociais para o nosso povo, por Educação pública de qualidade e pela preservação da VIDA em todos os sentidos!
Espero estar de volta em breve, porque o meu lugar não é de espectadora!
Um forte abraço e sucesso na nossa luta!
ELZA MELO
LUTAR SEMPRE! DESISTIR NUNCA!
FORA MARCELO OLIVEIRA!
FORA BOLSONARO!