Como foi a reunião do 7º Conselho Sindical da Regional Cacaueira
O 7º Conselho Sindical da Regional Cacaueira foi realizado no dia 15 de janeiro, na cidade de Ibicaraí com o seguinte tema: políticas educacionais, um novo pensar para a educação. Participaram do evento representantes de 23 cidades.
No primeiro momento foi formado a mesa com a seguinte representação: o coordenador-geral da APLB-Sindicato, professor Rui Oliveira, a diretora regional cacaueira Ruth Menezes; a diretora da Delegacia Floresta do Cacau Glaudinéa B. S. Moraes; o presidente da CTB estadual Aurino Pedreira; a diretora de formação da APLB-Sindicato Hercia Azevedo; a diretora regional do sul e extremo sul Maria Da Conceição Muniz; a diretora da Delegacia de Iguaí Rosânia Vieira de Souza; o diretor de organização Noildo Gomes; Osman Nogueira Júnior, diretor da Delegacia de Ilhéus; Eduardo César Alexandrino, diretor da Delegacia de Coaraci; Alice Araújo Pereira, diretora da Delegacia de Gandu; Sueli Maria de Souza, diretora da Delegacia de Itabuna; Enilda Mendonça de Oliveira, diretora de formação da APPI/APLB de Ilhéus.
Após a formação da mesa foi cantado o Hino Nacional brasileiro. Em seguida, foram feitas as saudações, a professora Glaudinéa deu as boas-vindas, dedicou o Conselho às duas sindicalistas que estiveram à frente da delegacia, Silvana e Valdinéa, elogiou o trabalho que a diretora regional faz na região e o apoio da executiva estadual, também falou da sua alegria em sediar o Conselho e que procurou fazer o melhor, em seguida a diretora regional agradeceu a presença de todos. Apesar de ser um mês de férias o evento contou com 23 cidades presentes.
A mesa foi desfeita, Aurino Pedreira falou sobre análise de conjuntura política e econômica; o professor Rui falou sobre a conjuntura educacional e chamou atenção dos sindicalistas para que busquem se munir de informações e informar suas bases. Rui falou também do momento de crise que o país está passando.
No período da tarde o professor Rui deu informes da rede estadual e falou sobre o piso nacional. A professora Hercia falou sobre a importância da formação sindical para os dirigentes. A professora Enilda falou sobre a minuta dos planos de carreira elaborados pela AMURC que em alguns artigos corta direitos dos trabalhadores. Ficou agendado um novo encontro para o dia 22 deste mês de janeiro, no qual iremos tratar deste ponto específico. O diretor de organização Noildo Gomes deu informes sobre o setor de organização da APLB-Sindicato, parabenizou a regional e os dirigentes pelo trabalho que vem sendo desenvolvido mas, que precisamos intensificar o trabalho de formação.
A diretora regional cacaueira Ruth Menezes falou sobre a formação de dirigentes, a Base Nacional Comum Curricular, e que ainda no primeiro semestre será realizado um seminário regional. Ruth falou também da prestação de contas e da minuta dos planos de carreira que ela acompanhou na AMURC quando os técnicos, secretários de educação e prefeitos fizeram a apresentação. Ruth deixou claro que tem alguns artigos que não concordamos com o que está posto, pois retira direitos dos trabalhadores. Ela explicou que fez alguns ajustes mas, não sabe se foram colocados. Disse Ruth que é preciso que seja analisado um a um minuciosamente e discutidos com os sindicalistas e a base.
Houve votação para escolha da cidade que sediará a VIII edição do Conselho no mês de junho. A cidade eleita foi Ubaitaba. Foram feitos os agradecimentos aos palestrantes e a todos os participantes e que é preciso estarmos unidos para conseguirmos êxito em nossos objetivos.
Professora Ruth Menezes
Diretora da Regional Cacaueira