Cidade de Araci: assembleia foi um sucesso

“REUNIÃO DA APLB FOI UM SUCESSO! O NÃO COMPARECIMENTO DO PODER EXECUTIVO TAMBÉM”.

A assembleia da APLB de Araci, realizada em 20 de maio de 2011 no Centro Paroquial da Cidade, foi um grande sucesso. Uma boa parcela do quadro de professores do município fizeram-se presentes, e mostraram-se satisfeitos com o resultado ao término da mesma. Eu estive lá sentado na primeira fila, e fiquei muito feliz ao ser comentado na reunião.

Estiveram presentes na assembleia, autoridades e pessoas de destaque na sociedade, como é o caso do radialista Zé Socorro, o presidente do Conselho do Fundeb em Araci o senhor Minú, os vereadores José Augusto e Renalva (Naná), o advogado do sindicato o senhor Italmar, o nosso amigo Bebeto, e claro, o presidente da APLB, o senhor Gilcemar.

Muitas questões foram elucidadas e levantadas durante a reunião, como por exemplo; uma denúncia feita pelo Verador José Augusto, que disse “No Tribunal de Contas do Município tem uma nota no valor de 15 mil reais que foram gastos com água mineral para os professores” de onde sai tanta sede?

Outra questão que ficou bem clara e resolvida, é sobre o direito de todos os professores perante a união de receberem seus aumentos de salário com base no Plano do Piso Salarial, e como disse Gilcemar, é um mérito do Governo Federal, não da Prefeitura ou de Vereadores. Dinheiro tem, a Prefeitura não quer ser solidária e ter boa vontade para com a categoria.

Outro ponto interessante da reunião foi quando o presidente do Conselho do Fundeb, o senhor Minú, afirmou que houve desvio de conduta da Prefeitura quando transferiu duas motos compradas pelo dinheiro da educação, para servirem a Secretaria de Agricultura. Outra pessoa me disse que fora comprada um moto Twister para a Secretaria de Agricultura com dinheiro da Secretaria de Educação, está tudo errado, é um absurdo, isso não pode!

Uma outra denúncia que deixou os professores bem antenados, é que a prefeita Nenca está respondendo na Justiça por desvio de verbas do FNE e superfaturamento em obras na educação. Segundo o vereador José Augusto, um escola de nome Valdeci Sousa de Carvalho, recebeu mais de 100 mil reais em investimentos para reformas. Pode um negócio desse? Nem o CEMOB que é o maior colégio do município recebeu um investimento desse.

Gilcemar falou também dos milhões de reais que entraram em Araci para a educação, e fez um pequeno gráfico analisando os anos de 2008, 2009, 2010 e 2011. Em 2008 entraram 19 milhôes (sobrou 3 milhões), em 2009 entraram 21 milhões (os professores tiveram um reajuste de mais ou menos 5% e não houve rateio), em 2010 entraram 26 milhões (reajute de 8% com muita briga houve um rateio de 250 reais), e em 2011 espera-se 30 milhões (por causa do Piso Nacional, a verba fora corrigida em 17%), é muito dinheiro que se entra na educação do município.

O X DA QUESTÃO É

Pouquíssimas vezes eu vi representantes da Prefeitura ou da situação, participarem das assembleias da APLB, o que era para ser de muita importância e preocupação deles, mas não dão a minima e nem se quer dão importância. Na verdade, eles são orientados a não irem, e assim com o descaso, só deixam a transparecendo a ideia de que não têem como argumentar sobre os fatos. É uma vergonha a situação se comportar de tal maneira,

Outra situação a se questionar é, se a verba é corrigida num percentual muito mais elevado do que as correções salariais dos professores, como é que não sobra dinheiro para ratear, se não houve concurso público ou algo parecido para aumentar o valor da folha de pagamento? Han?

CADÊ A PROFESSORA VEREADORA GILMARA? Se estivesse na oposição certamente teria ido.

CASA DE FERREIRO ESPETO DE PAU, JÁ DIZIA O VELHO DITADO. A VERGONHA MAIOR É QUE A PREFEITA TAMBÉM É UMA PROFESSORA, E NO ENTANTO NÃO VALORIZA A CLASSE COMO DEVERIA.

Parabéns ao Sindicato, e á todos os professores que estiveram presentes na Assembléia, as mudanças começam a partir da força de vontade de cada um. É um direito de vocês cobrar pelo que lhes pertence.

SENHOR X

APLB-SINDICATO DO MUNICÍPIO DE ARACI