CERIMÔNIA DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DA REGIONAL LITORAL NORTE EM ALAGOINHAS
Aconteceu no dia 18 de julho, em Alagoinhas, cidade sede da Delegacia Sindical do Agreste Baiano e da Regional Litoral Norte, o ato de posse dos 140 Diretores e Coordenadores Sindicais recém-eleitos no pleito eleitoral da instituição para o mandato de 2019 a 2023.
O Diretor Regional Cassiano Benevides abriu o evento e ressaltou a importância da atuação sindical na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, da necessidade da defesa da entidade por parte de seus Diretores, Coordenadores, da categoria e a importância de estar num sindicato cada vez mais organizado e modernizado, com sindicalistas com formação contínua e atuação positiva, afastando o amadorismo e ineficiência e assim angariando êxitos, mesmo diante de uma conjuntura adversa. Após as saudações todos assistiram às seguintes palestras:
– Sindicalismo brasileiro em época de neoliberalismo americano, proferida por Adeilson Nogueira – Professor, Bacharel em Direito, Membro da Academia Tobiense de Letras e Artes (ATLAS), Jornalista e escritor, autor de mais de mil livros, a exemplo de “Gestão Pública e Ética”, “Estado mínimo, o pesadelo da PEC 241, “Os Negros na História Negra”, etc.
– Desafios do sindicalismo baiano frente ao neoliberalismo brasileiro, proferida por Aurino Pedreira – Presidente da Federação dos Metalúrgicos da Bahia, Dirigente Nacional da CTB e Vice presidente da Federação Nacional dos Metalúrgicos (Fitmetal).
– Conjuntura educacional frente ao avanço neoliberal – Rui Oliveira, Mestre em Química Analítica Ambiental, Coordenador Geral da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, Secretario Sindical da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – Brasília.
O evento trouxe aos participantes um panorama geral do contexto histórico do avanço neoliberal nas últimas décadas no mundo e seus reflexos em nosso país, culminando com a eleição do atual governo de ultra direita e dos ataques violentos aos direitos dos trabalhadores, além de analisar o papel do movimento sindical neste processo e a necessária reação da classe trabalhadora frente aos desmontes da proteção estatal sobre o cidadão, partindo da organização social sindical passando pela disputa de representação nas esferas de poder e a organização da classe trabalhadora.
Concluindo a solenidade, Reinaldo da Conceição Santana Bastos, Diretor Financeiro do Sindbeb e Presidente da Comissão Eleitoral da Sede da Regional Litoral Norte, representando todas as Comissões Eleitorais da Regional ressaltou a importância de todos os Diretores e Coordenadores Sindicais assumirem de fato e de direito as funções para as quais foram eleitos, contribuindo com a evolução da luta com qualidade. Em seguida declarou todos empossados, encerrando o evento com um almoço de confraternização.
Viva a APLB–Sindicato!