Centrais convocam ato unitário em Salvador no dia 28 de janeiro

CTB, CUT, UGT e Nova Central convocaram um ato unitário na próxima quarta-feira, 28 de janeiro, para protestar contra as medidas anunciadas pelo governo federal que ameaçam direitos trabalhistas. A concentração será às 8h, em frente do Sindicato dos Bancários, na Avenida Sete de Setembro, seguida de caminhada até a Superintendência Regional do Trabalho – SRTE, onde acontece um ato político.

A manifestação é parte do Dia Nacional de Luta por mais empregos e direitos. Além de colocar a agenda de lutas da classe trabalhadora na ordem do dia, a atividade tem ainda o objetivo de mobilizar a sociedade contra as Medidas Provisórias 664 e 665 que mudam as regras de acesso ao seguro-desemprego, pensão por morte, auxílio-doença e ao abono salarial, dentre outros.

O ato do dia 28 é apenas o começo de uma extensa agenda de mobilização organizada pelas centrais sindicais, que inclui encontro com representantes do governo federal, protestos nas ruas e uma grande marcha nacional da classe trabalhadora, que acontecerá no dia 26 de fevereiro, em São Paulo.

As centrais se reuniram com o governo, na última segunda (19), e reivindicaram a revogação das medidas provisórias (MPs) 664 e 665, anunciadas em dezembro do ano passado. Se aprovadas, as medidas tornarão mais difíceis o acesso ao seguro-desemprego, abono salarial (PIS-Pasep), auxílio-doença, pensões, seguro-defeso e auxílio-reclusão entre outros.

“A ênfase numa política econômica conservadora, ditada pelo sistema financeiro, está levando o governo a uma perigosa rota de colisão com os movimentos sociais, que tiveram papel decisivo na reeleição de Dilma”, alertou o presidente da CTB, Adilson Araújo.

Fonte: Portal Vermelho e CTB